Com o objetivo de discutir, integrar e consolidar os polos de Bioeconomia da Amazônia e alavancar os polo digitais da região, a ExpoAmazônia BIO&TIC 2022 iniciou nesta quinta-feira, 30/6, e segue até dia 2/7, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus. A expectativa é de que mais de R$ 20 milhões sejam gerados em novos negócios sedundo a Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).
Foto: Semcom
A abertura do evento foi realizada com uma solenidade com a participação do vice-presidente da república, Hamilton Mourão. A pauta principal foi o potencial biotecnológico e bioeconômico da região.
Representando o prefeito de Manaus, David Almeida, durante a solenidade de abertura, o secretário da Semtepi, Radyr Junior, recepcionou o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e apresentou as ações e projetos da Prefeitura de Manaus, no âmbito de inovação, empreendedorismo e novas tecnologias para os serviços públicos.
"Vivemos em um momento em que o conceito de crescimento verde ganha importância ainda maior. Que consequentemente ganha visibilidade e atenção para a Amazônia Brasileira", afirmou o vice-presidente durante sua fala.
Ao, todo, 40 startups, 32 institutos, 34 empresas e mais de 80 palestrantes estão participando das atividades, promovidas durante três dias.
Em três salas, o evento contou com palestras, uma arena de batalha de codificação, arena kids para o público infantil e área de alimentação.
A ExpoAmazônia está alicerçada em mais de dez Trilhas, que apresentam temas que vão desde a discussão sobre a Cadeia de Valores em Bioeconomia, passando por oportunidades de negócios até chegar b Biotecnologia de alto valor adicionado para a Amazônia, à Zona Franca Digital e suas Tecnologias de Vanguarda à Indústria 4.0, dentre outros assuntos.
Todas contando com diversas palestras com subtemas variados, focados no desenvolvimento de debates que objetivam trazer à luz assuntos de interesse para os ecossistemas de bioeconomia e de tecnologia da informação e comunicação da região.
15 mil visitantes
O evento gratuito será aberto ao público, que vai precisar apresentar a carteira de vacinação ou comprovante da 2ª dose da vacina contra a Covid-19, além de fazer inscrição por meio do aplicativo Sasi, disponível nas lojas de aplicativos do celular.
A expectativa é de que mais de 15 mil pessoas visitem o espaço durante os três dias de atividades.
Programação
Na sexta-feira (1º/7), a ExpoAmazônia inicia com o tema-principal Amazônia Verde´, que trará vários tópicos dentre eles, a palestraFitoterápicos para o desenvolvimento das cadeias endógenas – a importância da biodiversidade no setor farmacêutico´, por Norberto Prestes Júnior (ABIQUIFI).
No sábado (2/7), último dia do evento, a Expo abre com o tema Zona Franca Digital´, finalizando com aTrilha do Conhecimento: fomentos e investimentos para inovação´.
Redação
|