Documento sem título






 











Estudo mostra que beber café pela manhã pode reduzir risco de morte por doenças cardiovasculares



Estudo mostra que beber café pela manhã pode reduzir risco de morte por doenças cardiovasculares

09/01/2025




Foto: Reprodução

 

O hábito de tomar café pela manhã pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares. Isso é o que aponta um novo estudo publicado na revista científica "European Heart Journal".

 

A pesquisa, realizada nos Estados Unidos, mostrou que aqueles que bebiam café pela manhã tiveram 16% menos probabilidade de morrer por qualquer causa e 31% menos chance de morrer por doenças cardiovasculares em comparação a pessoas que não bebiam café.

 

O mesmo não foi observado em pessoas que tomam café ao longo de todo o dia. Nesse cenário, não houve alteração na mortalidade.

 

Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública de Harvard e um dos líderes da pesquisa, explica que esse é o primeiro estudo que testa padrões de tempo de consumo de café e seus impactos na saúde.

 

"Nossas descobertas indicam que não é apenas se você bebe café ou quanto você bebe que é importante, mas também a hora do dia em que você bebe café", analisa.

 

O estudo entrevistou 40.725 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA (NHANES) entre 1999 e 2018. Os participantes foram questionados sobre todos os alimentos que consumiam ao longo do dia, incluindo se bebiam café, quanto e quando.

 

Café e o ciclo circadiano


Apesar do estudo não indicar o porquê de o consumo matinal da bebida reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares, Qi levanta uma hipótese que poderia explicar essa relação observada.

 

*Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

<p>Estudo mostra que beber café pela manhã pode reduzir risco de morte por doenças cardiovasculares</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp