Nesta terça-feira, 9/1, trinta estudantes de pós-graduação da Universidade Harvard participaram de uma visita à Unidade de Saúde da Família (USF) Nossa Senhora de Fátima, situada na região do Tarumã-Mirim, a cerca de 6,5 quilômetros da área urbana de Manaus.
Foto: divulgação
A iniciativa teve como objetivo principal entender o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma unidade básica de saúde ribeirinha, compreendendo as necessidades e particularidades da população local.
No âmbito do Curso Colaborativo de Campo em Saúde Pública Púbica Harvard-Brasil 2024, articulado entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com a Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan (HSPH), os estudantes puderam conhecer de perto os avanços e desafios enfrentados pela Prefeitura de Manaus na promoção da saúde e nas ações de prevenção e combate à malária nessas comunidades fluviais.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, ressaltou a importância da visita como forma de evidenciar a operacionalização do SUS, um sistema de saúde inclusivo que oferece atendimento sem distinção de classe social. Os estudantes, compreendendo médicos, nutricionistas, odontólogos e outros profissionais, fizeram parte dessa imersão, onde foram apresentadas as práticas das equipes de Estratégia Saúde da Família da USF Nossa Senhora de Fátima, referência para várias comunidades da região.
Além disso, a gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos e Vetores da Semsa, Alinne Antolini, explicou as ações coordenadas do programa de combate à malária, envolvendo vigilância, assistência e controle vetorial, mostrando como essas atividades são integradas para lidar com o problema.
O curso, que já passou por diversas cidades brasileiras, agora chega ao Amazonas pela primeira vez, proporcionando uma experiência transformadora não só para os estudantes de Harvard, mas também para os brasileiros, que muitas vezes desconhecem os desafios enfrentados pelo SUS.
O programa continua até o dia 19/1, com visita programada à Comunidade Parque das Tribos, onde serão exploradas outras iniciativas de promoção à saúde oferecidas pela rede municipal, incluindo formas de prevenção e atendimento a diversos agravos.
Com informação da semcom
|