Não há trégua em La Palma. 25 dias após a erupção, o vulcão Cumbre Vieja mantém seu vigor destrutivo e não para de emitir lava.

7.000 pessoas já foram deslocadas. Foto:reprodução Internet
Tanto que às 14h15 de quinta-feira 14/10 o magma que surge do interior da terra ultrapassou a capacidade do cone principal e transbordou, segundo imagens divulgadas pelo Twitter pelo Instituto Vulcanológico das Canárias.
Resta saber quais as consequências que este evento pode ter no fluxo dos fluxos de lava sobre a topografia da palmeira. “É uma ocorrência comum devido às flutuações do fluxo de lava no cone principal. Nada preocupante por enquanto”, asseguram as fontes da Involcan.
“O normal”, completam fontes do National Geographic Institute (IGN), “é que acabem sendo reinseridos na lavanderia principal”.
Moradores
A atividade vulcânica foi iniciada nas últimas horas com os moradores de La Laguna, bairro do município de Los Llanos de Aridane que foi evacuado em três operações sucessivas desde a manhã de 12 de outubro até esta quinta-feira.
O despejo principal ocorreu no dia 12. Naquela terça-feira, as autoridades obrigaram cerca de 800 pessoas do centro de La Laguna a sair devido à proximidade da lava.
Um dia depois, na noite de quarta-feira, foi decretado o esvaziamento de outro bairro localizado mais a leste, medida que atingiu cerca de 100 pessoas cadastradas, segundo os últimos dados.
E apenas 12 horas depois, na manhã de quinta-feira, foi decretado o esvaziamento de mais superfície, desta vez a oeste, até à fronteira com o município vizinho de Tazacorte, onde vivem cerca de 300 pessoas.
No entanto, como assinalou o porta-voz do Comité Directivo do Plano de Emergência Vulcânica das Canárias (Pevolca), Miguel Ángel Morcuende, muitos destes vizinhos já tinham abandonado as suas casas dias anteriores.
No total, em apenas dois dias, as casas de cerca de 1.200 moradores ficaram vazias, elevando o número total de deslocados para perto de 7.000. Destes, apenas 283 reclamaram o alojamento que o Governo das Canárias providenciou num hotel em Fuencaliente (sul da ilha).
Com informação do El Pais
|