Um vulcão entrou em erupção neste domingo (19/9) em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias, lançando uma nuvem de fumaça e cinzas a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.
A erupção vulcânica começou depois que o complexo Cumbre Vieja acumulou milhares de terremotos na última semana. Foto:divulgação
Até agora, a erupção do vulcão não causou vítimas pessoais, mas obrigou cerca de 5.000 pessoas a deixar suas casas. Está deixando uma situação "desoladora" na área, conforme explicou o presidente do Cabildo, Mariano Hernández Zapata, porque a lava "literalmente corrói casas, infraestrutura e plantações que encontra em seu caminho para a costa do vale do Aridane ".
As autoridades já haviam começado a evacuar os enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas antes da erupção, que ocorreu em Cabeza de Vaca em El Paso às 15h15 do horário local (11h15 no horário de Brasília), de acordo com o governo das Ilhas Canárias.
Houve mais de 22 mil tremores esta semana na área, onde fica um dos vulcões mais ativos das Ilhas Canárias. Soldados foram destacados para ajudar na evacuação, disse o Ministério da Defesa, e espera-se que mais moradores sejam evacuados das cidades vizinhas.
Antes da erupção, os cientistas registraram uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional (ING), da Espanha.
|