A Sagrada Família de Barcelona está na reta final de sua construção, depois de quase um século e meio de obras. A primeira pedra foi lançada há mais de 140 anos e, na ausência daquela que será a torre mais alta, dedicada a Jesus, vão tomando forma as que a rodeiam.
Foto: Dr. Guillermo Simón-Castellví/Coptering
Se no ano passado a novidade no templo foi o acendimento da estrela que coroa a torre dedicada a Maria, na sexta-feira, 16, serão acesas as torres dos evangelistas Lucas e Marcos, coincidindo com o concerto de Natal que celebra a basílica.
As torres dedicadas aos evangelistas (as duas que faltam serão concluídas em 2023) circundarão a torre de Jesus (a mais alta, com 172 metros, prevista para 2026), e medem 135 metros: são as terceiras mais altas do templo hoje tempo de construção.
Os terminais das duas novas torres serão ligados pela primeira vez quando o show terminar. Estas são as torres dos dois primeiros evangelistas, que a junta de construção do templo começou a colocar em novembro.
As torres são coroadas pelas figuras aladas do boi e do leão, que correspondem a Lucas e Marcos, segundo a iconografia cristã. As duas primeiras figuras, e as duas que faltam para completar o conjunto dos tetramorfos, são obra do escultor Xavier Medina Campeny e representam os narradores da vida de Jesus.
Construir e localizar as grandes figuras que coroam as torres tem sido um trabalho complexo. Primeiro foram colocadas as asas, depois o livro e por fim a figura do tetramorfo que representa cada evangelista.
O andaime que cobre as duas novas torres foi removido à medida que avançava a colocação das peças escultóricas. A extremidade de cada torre é constituída por um hiperbolóide elíptico de nove metros de altura, sendo que a soma da figura tetramórfica com as asas e o livro (conjunto feito de mármore branco de Thasos) mede 4,5 metros.
O melhor lugar para ver a iluminação das duas novas torres, indica o templo, é a avenida Gaudí, na esquina com a rua Provença, ponto mais próximo. Na mesma tarde, a estrela da torre de Maria, inaugurada em 8 de dezembro do ano passado, também será iluminada novamente. As novas torres vão iluminar-se todos os dias, até 8 de janeiro, das seis da tarde às dez da noite.
Com informação do El País /Dr. Guillermo Simón-Castellví/Coptering
|