Com a chegada da Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 20 deste mês, os horários de funcionamentos de órgãos públicos e escolas em todo o Estado sofrerão uma série de alterações, principalmente em dias de jogos da seleção da brasileira. Vale ressaltar que na primeira fase, os confrontos do Brasil vão cair em dias úteis.
Pensando na competição mundial, a Prefeitura de Manaus definiu, por meio de decreto, que no período da Copa do Mundo, e principalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, todos os departamentos municipais serão dispensados com duas horas antes do início da partida. Se encaixam nesse decreto todas as unidades de ensino sob responsabilidade da Prefeitura.
Por outro lado, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) definiu um esquema mais especifico para as escolas particulares. Em dias de jogos do Brasil às 12h, os alunos do turno da manhã terão aula até o intervalo com horário reduzido, enquanto que as turmas da noite terão aula normal. Nestes dias não haverá aulas a tarde.
Sem aula pela tarde
Já em dias de jogos as 15h, haverá aula normal durante a manhã, não tendo aula nem a tarde ou a noite. Em dias sem jogos do Brasil, as escolas funcionarão normalmente em todos os turnos.
Na hipótese de o Brasil continuar na disputa até o final da Copa, serão aplicados os mesmos critérios acima mencionados. No entanto, mesmo com esse cronograma definido, o Sinepe alerta que as escolas particulares têm total autonomia para fazer as alterações que julgarem necessárias.
Procurado pela reportagem de A CRÍTICA, o Governo do Amazonas disse que ainda não definiu as alterações a serem feitas nos horários das escolas estaduais em dias de jogos do Brasil no mundial.
Os comandados do técnico Tite entram em campo na primeira fase nos seguintes dias e horários: às 15h (horário de Manaus) do dia 24, contra a Sérvia; às 12h do dia 28, contra a Suíça; e novamente às 15h, desta vez do dia 2 de dezembro, contra Camarões.
|