Documento sem título






 











Equador: No 9º dia de manifestações, indígenas e policiais se enfrentam



Equador: No 9º dia de manifestações, indígenas e policiais se enfrentam

22/06/2022




Convocados pela Confederação de Nacionalidades Indígenas (Conaie), os protestos contra o alto preço dos combustíveis no Equador invadiram, ontem, a capital, Quito, com violentos confrontos entre manifestantes e policiais.

 

Foto: Reuters

 

Centenas de indígenas bloquearam um importante estrada que contorna a cidade e foram dispersos pelas forças de segurança com gás lacrimogêneo, no nono dia de mobilização. Com a escalada de tensão, o governo de Guillermo Lasso alertou para o "sério risco" à democracia.

 

 

O grupo de cerca de 500 indígenas, que entrou em confronto com a polícia, deixou a Universidade Salesiana, onde está hospedado, e pretendia chegar à Casa da Cultura Equatoriana (CCE), que foi tomada pela polícia.

 

 

 Para impedir o avanço da marcha, a tropa de choque disparou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que se dispersaram e pouco depois se reagruparam.

 

 

"A democracia do Equador está em sério risco diante da ação coordenada de pessoas exaltadas que impedem a livre circulação da maioria dos equatorianos", afirmou o ministro da Defesa, Luis Lara, ao lado dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

 

 

"As Forças Armadas não permitirão tentativas de romper a ordem constitucional ou qualquer ação contra a democracia e as leis da República", acrescentou.

 

 

"Golpe"

 

Diante do agravamento da crise, com protestos espalhados por vários pontos do país, Lasso decidiu ampliar o estado de exceção de seis das 24 províncias, incluindo Pichincha, cuja capital é Quito.

 

 

O presidente, que assumiu o cargo em maio de 2021, denunciou que o movimento indígena quer tirá-lo do cargo.

 

 

"Estendemos a mão, chamamos para o diálogo, mas eles não querem paz, eles buscam o caos, querem derrubar o presidente", afirmou, em vídeo divulgado em sua conta no Twitter.

 

 

Com informação da Reuters

Compartilhe

<p>Equador: No 9º dia de manifestações, indígenas e policiais se enfrentam</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp