Documento sem título






 











EUA: Joe Biden fecha as portas para estrangeiros ilegais



EUA: Joe Biden fecha as portas para estrangeiros ilegais

05/06/2024




A cinco meses das eleições e em desvantagem nas pesquisas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou a mais rígida ordem executiva sobre imigração em décadas. Desde a zero hora desta quarta-feira (hora local), a fronteira com o México passa a ser submetida a fechamentos temporários, assim que o número diário de imigrantes ilegais ultrapassar 2,5 mil.

 

 

Foto: Kevin Dietsch/Getty Images/AFP

 

O líder democrata de 81 anos justificou a medida como uma forma de "garantir a segurança" da fronteira. No entanto, o documento sinaliza um aceno aos eleitores conservadores.

 

 

"Vim aqui para fazer o que os republicanos do Congresso se negam a fazer: tomar as medidas necessárias para garantir a segurança da nossa fronteira. (...) Resolvamos o problema e deixemos de brigar por ele", declarou Biden, durante pronunciamento na Casa Branca.

 

 

"Sei que a fronteira não é uma questão política para ser transformada em arma. Temos uma responsabilidade compartilhada para fazer algo a respeito. Hoje, supero a obstrução republicana e uso as autoridades executivas disponíveis para mim, como presidente, para fazer o que posso por conta própria", acrescentou o presidente norte-americano.

 

 

Biden disse que preferia uma legislação bipartidária sobre o tema e admitiu que o sistema de imigração atual está falido. "Hoje, anúncio medidas para impedir migrantes que cruzam nossa fronteira sul ilegalmente de receberem asilo. (...) Se um indivíduo não usa os caminhos legais, se escolhe vir sem permissão e contra a lei, será impedido de receber asilo e de permanecer nos Estados Unidos. Essa ação nos ajudará a ganhar o controle da fronteira e a restaurar a ordem", comentou.

 

 

De acordo com ele, o fechamento vigorará até que o número de entradas ilegais seja reduzido a um nível capaz de ser suportado pelo sistema. O texto facilitará a deportação de imigrantes não documentados — elas poderão ocorrer em intervalo de dias ou de horas. Em 2023, mais de 2,4 milhões de migrantes atravessaram a fronteira, a maior parte procedente da América Central e da Venezuela.

 

Trump

 

Em vídeo publicado em sua própria rede social Truth Social, o magnata Donald Trump — pré-candidato e favorito à Casa Branca — ironizou a ordem executiva de Biden. "Milhões de pessoas entraram no nosso país e agora, depois de quase quatro anos da sua liderança fraca e falha, da sua liderança patética, o corrupto Joe Biden pretende finalmente fazer algo em relação à fronteira", afirmou.

 

 

A equipe de campanha de Trump rejeitou a teoria de que a medida vai aprimorar a segurança na fronteira e fortaleceu a associação entre imigração ilegal e aumento dos crimes violentos nos EUA, uma fake news. Aliado de Trump, o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, qualificou a iniciativa de Biden como "enfeite de vitrine".

 

 

Com informação do Correio Braziliense

Compartilhe

<p>EUA: Joe Biden fecha as portas para estrangeiros ilegais</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp