Documento sem título






 











EUA: Federal Reserve eleva taxa de juros em meio ponto



EUA: Federal Reserve eleva taxa de juros em meio ponto

28/07/2022




O Federal Reserve (Fed, banco central americano) elevou nesta quarta-feira (4) em meio ponto percentual suas taxas de juros de referência, o primeiro aumento desta magnitude desde o ano 2000, para tentar controlar uma inflação recorde, e destacou que novas altas "se justificarão" no futuro.

 

 

Fed sinaliza medida hawkish da condução da política monetária - Foto: Reprodução/Federal Reserve

 

 

As taxas ficaram, assim, entre 0,75% e 1%, segundo o comunicado oficial emitido ao fim de uma reunião de dois dias do Comitê de Política Monetária do FED. 

 

 

A decisão, aguardada pelo mercado, representa a quarta alta das taxas do país desde 2018. A expectativa majoritária era pelo avanço nos juros básicos americanos, que subiram na mesma intensidade na reunião de junho para a faixa entre 1,5% e 1,75% ao ano.

 

 

Os membros do Fed não se deixaram contaminar com a renovação da inflação ao consumidor recorde em junho. No mês passado, o nível de preços anual acelerou de 8,6% para 9,1%, acima da projeção de 8,8% do mercado.

 

 

"Inflação permaneceu elevada, refletindo desequilíbrio entre oferta e demanda relacionado à pandemia, preço dos alimentos e energia mais elevados e pressões externas de preços", diz o comunicado, que acrescentou a guerra como fonte de pressão adicional para elevação dos preços e para diminuição da atividade econômica global.

 

 

Com informação do Correio Braziliense

Compartilhe

<p>EUA: Federal Reserve eleva taxa de juros em meio ponto; maior alta em 22 anos</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp