O legado de Karen Bass começou . A primeira mulher a governar Los Angeles, Estados Unidos, na história iniciou seu mandato na segunda-feira declarando estado de emergência devido à crise dos sem-teto.

Karen Bass foi empossada no Microsoft Theatre em Los Angeles. Foto: Eric Thayer / Bloomberg
Foi um golpe para Bass, apenas o segundo afro-americano a ocupar o cargo de prefeito. Com o gesto, a veterana política democrata coloca como prioridade um dos problemas mais notórios da grande cidade californiana.
O censo mais recente indica que há cerca de 70 mil pessoas vivendo nas ruas do município, um enorme enxame formado por 88 cidades. Só a cidade de Los Angeles tem 42.000 desabrigados.
Espera-se que o Consistório aprove a declaração de emergência nesta terça-feira. A maioria dos vereadores apoiou o plano do novo prefeito, chamado Inside Safe, para acelerar o ritmo de moradia dos sem-teto.
“Devemos ser mais rápidos para levar as pessoas para dentro de casa, e seremos. Devemos construir moradias mais rapidamente e o faremos", disse Bass, que tomou posse no domingo em uma cerimônia com a vice-presidente Kamala Harris e a poetisa Amanda Gorman.
Bass, um veterano político de Washington com experiência em trabalho comunitário, fez o anúncio no auge do inverno, quando as temperaturas devem continuar caindo.
Uma das que mais preocupam o eleitorado
Bass derrotou Rick Caruso , um desenvolvedor bilionário que desembolsou US$ 150 milhões de sua fortuna para ser prefeito. Caruso ganhou a votação nas áreas mais ricas e Bass varreu os bairros negros e latinos.
Ele finalmente venceu por nove pontos de diferença. Entre suas promessas estava a realocação de 17.000 moradores de rua em seu governo.
Depois que seu triunfo foi confirmado, Bass iniciou um tour por várias áreas da cidade onde foram montados acampamentos para sem-teto. Este tem sido um tema recorrente em Los Angeles e um ponto de discórdia entre ativistas pelo direito à moradia e o gabinete do prefeito, que ordenou a remoção dos maiores acampamentos após declará-los ilegais.
Bass formou uma equipe especial para responder a esse problema. É formado por especialistas da University of California Los Angeles (UCLA) e da University of Southern California (USC) e conta com políticos como o ex-governador da Califórnia Gray Davis e o ex-prefeito Antonio Villaraigosa entre seus assessores .
O grupo realizou uma rodada de consultas com organizações sem fins lucrativos e agências governamentais locais para chegar a uma estratégia personalizada. A maioria dos detalhes, no entanto, ainda não foi revelada. A prefeita prometeu que os dará a conhecer nos próximos dias, assim que os vereadores votarem o plano na Câmara Municipal.
Com informação do El País
|