Do total de 521 municípios no Brasil escolhidos pelo Ministério da Saúde para receber as primeiras doses da vacina contra a dengue, 12 pertencem ao Amazonas, incluindo a capital. A vacinação será feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro.
As vacinas serão destinadas a Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.
Devido à produção limitada de doses, a definição inicial dos municípios contemplados foram estabelecidas de acordo com três critérios. As regiões escolhidas devem ser de grande porte, ter alta transmissão da dengue em 2023 e 2024 ou apresentar maior predominância do sorotipo DENV-2, um dos quatro sorotipos de vírus da dengue.
Embora as doses não estejam imediatamente disponíveis, o ministério enviou o material para análise de qualidade e aguarda a liberação para posterior distribuição. A previsão é iniciar a vacinação em fevereiro, mas a ordem de prioridade ainda não foi determinada.
Quem pode receber a vacina contra a dengue?
Poderão receber a vacina contra a dengue, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, com aplicação de duas doses em um intervalo de 90 dias.
A Anvisa ainda não liberou a vacina para o grupo de idosos, mesmo considerando sua vulnerabilidade à doença e sendo um dos grupos mais atingidos.
Com informação do Real Time
|