Por Dulce Maria Rodriguez
O grupo de voluntários dos projetos Entrega e da Atlética De La Mancha promovem no sábado (09/04) das 9h às 16h, a campanha de doação de sangue “Páscoa Solidária no Hemoam”.
Um gesto de carinho pode ajudar a salvar muitas vidas. Foto: Shutterstock
A ação será realizada na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), na avenida Constantino Nery, 4397, no bairro Chapada.
Segundo a presidenta do projeto Entrega, Dayna Benchimol o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância de tornar-se um doador de sangue. A meta é conseguir a maior quantidade de bolsas de sangue possíveis para ajudar a aumentar os estoques do Hemoam e salvar mais vidas.
Todos os dias pelo menos 239 pessoas precisam de sangue. São vítimas de acidentes, pacientes de doenças crônicas e pessoas que vão fazer cirurgias. Sua doação de sangue pode ajudar essas pessoas, e pelo gesto de solidariedade, os primeiros 100 doadores receberão seus próprios ovinhos da Páscoa, disse Dayna em entrevista à OContestador.
O Hemoam Hospital é um projeto de saúde fundamental para o atendimento hematológico e onco hematológico do Amazonas, quiçá para a região norte do país. A instituição atende uma média anual de mais de 900 pacientes.
Páscoa Solidária no Hemoam: um dia de alegria para os paciente e colaboradores. Foto:Internet
Um dia feliz para pacientes e colaboradores
Os voluntarios também querem proporcionar um dia feliz para os 50 pacientes internados e para os aproximadamente 150 colaboradores do Hemoam.
“Pretendemos que seja um dia de comemoração e muita animação com palhaços, músicos e distribuição de ovos de Páscoa para as crianças internadas e os colaboradores”, salientou Dayna.
Também vão tratar os pacientes através da música. A equipe do médico Kenit Minori, coordenador do Hospital Delphina Aziz vai realizar um trabalho de musicoterapia com seu grupo de amigos médicos e residentes para animar as crianças e levar alegria ao dia.
Ainda segundo a presidenta do projeto Entrega, já foi comprovado que esse tipo de terapia promove a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos pacientes.
Os primeiros 100 doadores receberão seus próprios ovinhos da Páscoa. Foto: Internet
O Hemoam conta com uma equipe de enfermeiros, médicos e funcionários muito qualificados e dedicados, que realizam seu trabalho com alegria. “Eles são profissionais da saúde que fazem a diferencia no dia a dia dessas crianças com câncer e sem recursos, levando felicidade num ambiente de tristeza”, destacou.
Quem pode doar?
Para doar sangue, no sábado (09/04), os interessados devem se dirigir ao Hemoam da avenida Constantino Nery, das 9h às 16h. Mas é preciso estar atento aos critérios para ser doador.
Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos de idade (desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60; menores de 18 anos precisam do acompanhamento do pai, da mãe ou responsável legal; devem pesar mais de 50kg; estar saudável; apresentar documento oficial com foto; estar bem alimentado; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.
Quem teve febre, dengue, Covid-19 ou visitou para áreas endêmicas de malária deve aguardar 30 dias para doar.
|