O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nega que tenha começado a pavimentação do Trecho do Meio da rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho/RO).
Foto: divulgação
Reportagem no UOL da agência de notícias Mongabay relata que o governo federal começou a asfaltar o trecho sem licença definitiva do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). O órgão concedeu apenas licença prévia até o momento.
Em nota, o Dnit informou que os trabalhos no Trecho do Meio, de 400 quilômetros de extensão, ainda estão na fase de projetos. As máquinas que se encontram no local realizam serviços de manutenção rotineira, segundo o órgão.
Licença prévia
Em julho deste ano, o Ibama concedeu licença prévia para recuperação do Trecho do Meio da BR-319. A Licença nº 672/2022 tem validade de cinco anos. O Observatório BR-319 considerou haver motivação política na concessão.
Na ocasião, Fernanda Meirelles, secretária executiva do Observatório, afirmou que a licença ainda não pode ser emitida, uma vez que as consultas livres, prévias e informadas, nunca foram realizadas com os povos indígenas e comunidades tradicionais que serão diretamente impactados pela obra.
Com informação do Amazonas Atual
|