Documento sem título






 











Dia das mães a história por trás da data



Dia das mães a história por trás da data

09/05/2021




No Brasil, o Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). A data se tornou um dia especial, onde virou tradição as mães ganharem presentes e lembranças de seus filhos. Há também o viés do mercado: o Dia das Mães é utilizado com uma data para estimular o consumo.

 

O processo para o estabelecimento da data começou em 1850 nos EUA, quando uma mulher chamada Ann Reeves Jarvis fundou clubes de trabalho que funcionavam nos chamados “Dia das mães”. A ideia era de que as mulheres trabalhassem para melhorar condições sanitárias e diminuíssem a mortalidade infantil.

 

 

 

 

Nos anos seguintes, Jarvis passou a organizar piqueniques em “Dias das Mães” para encorajar mais mulheres a participarem da política e promover a paz. Mas foi sua filha, Anna Jarvis, que estabeleceu a data como ela é hoje. Anna nunca teve filhos, mas a morte de sua mãe, em 1905, a inspirou a organizar “Dias das Mães” em homenagem a elas.

 

O Dia das Mães foi criado para ser uma data na qual filhos devem visitar suas mães e passar o dia com elas, agradecendo pelos esforços que elas fizeram em sua criação. Muitas cidades ao redor do mundo adotaram o feriado no segundo domingo de maio. Com o passar dos anos, foi inevitável que o consumismo interferisse na data. Hoje em dia, muitas famílias se reúnem nesta data para comemorar o amor em família, no Brasil e no mundo, trocando presentes ou não.

 

 

Dia das Mães em pandemia

 

*Videochamada

 

Em tempos de pandemia, uma das alternativas para comemorar o Dia das Mães respeitando o distanciamento social é através de uma videochamada. Convide sua mãe para um café da manhã ou um almoço especial no qual vocês poderão colocar o papo em dia e estar 'juntos' em uma data tão especial.

 

 

*Voucher

 

Com a necessidade de ficar em casa como medida se segurança contra a Covid-19, os serviços de streaming e delivery de comida têm sido ainda mais utilizados. Vouchers para pedir uma comida gostosa ou alugar filmes e séries em plataformas são bons presentes.

 

 

 

*Vídeo Comemorativo

 

Que tal usar e abusar da criatividade fazendo um vídeo com fotos e vídeos de vários momentos em família e recados carinhosos para sua mãe?

 

 

 

Como o Dia das Mães é comemorado pelo mundo

 

*Tailândia

 

Na Tailândia, o Dia das Mães não é uma data móvel. No país, a data é comemorada no dia 12 de agosto, aniversário da Rainha Sirikit. Considerada a mãe de todos os tailandeses, ela nasceu em 12 de agosto de 1932.

 

 

*Sérvia

 

No país, a data é comemorada dois domingos antes do Natal de uma maneira bem curiosa. Os filhos amarram as mães com cordas e elas somente podem se soltar quando derem doces e presentes para todas as crianças. No domingo seguinte, os sérvios comemoram o Dia dos Pais da mesma maneira.

 

 

 

*Nepal

 

No Nepal, o Dia das Mães é celebrado no festival Matatirtha Aunsi. Neste dia, os nepaleses homenageiam suas mães e também se lembram das mães que morreram.

 

 

*Etiópia

 

Já na Etiópia as celebrações do Dia das Mães são bem diferentes. A população realiza um festival de três dias chamado Antrosht, para as mães. Todos, inclusive as crianças, trabalham juntos para criar um grande banquete. As comemorações acontecem em alguma data entre outubro e novembro.

 

 

*Índia

 

Os indianos celebram Durga-puja, um festival que homenageia a deusa-mãe, Durga. Com 10 dias de duração, as festividades acontecem entre setembro e outubro.

 

 

*México

 

No país, o Dia das Mães é celebrado no dia 10 de maio. Os mexicanos saem para almoçar ou jantar em família e os restaurantes ficam lotados. Este dia é tão festejado no país que é necessário fazer reservas nos estabelecimentos com semanas de antecedência.

 

Famílias se reúnem para um almoço tradicional mexicano embalados por música local. É comum assistir peças teatrais encenadas por crianças para demostrar seu amor.

 

 

*Peru

 

Bem diferente do Brasil, a comemoração do Dia das Mães no Peru dura uma semana. Nesse período, as mães podem visitar gratuitamente exposições, museus e festivais. As famílias também organizam festas, jantares, almoços e viagens. É comum também encontrar apresentações artísticas na cidade.

 

Outro diferencial do Dia das Mães no Peru é que lá eles também homenageiam suas mães mortas. As pessoas lembram flores e balões até os túmulos de suas mães, avós e esposas falecidas.

 

 

Edição Dulce Maria Rodriguez

Com informação da Jetss e NSC Total

Fotos: Divulgação

 

 

Compartilhe

Dia das mães a história por trás da data

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp