Por Dulce Maria Rodriguez
Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais. Os dados são deste ano e fazem parte de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que traz também outras estatísticas: 18,5% dessa população ainda trabalha e 75% dela contribuem para a renda de onde moram.
A família, por gentileza, vínculo e responsabilidade deve oferecer para eles alguma ajuda, seja para deslocamento, tarefa, compras, médico
Eles estão por toda parte. Nas praças, alguns jogam carta, outros caminham e para lembrar a importância dessa população e de seus direitos é celebrado hoje (1º) o Dia Nacional da Pessoa Idosa. A comemoração foi instituída em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e no Brasil.
Os direitos dos idosos estão garantidos na Constituição Federal, que, em seu Artigo 230, define que família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida.
Vítimas de violência
Mesmo com todas essas garantias, idosos ainda são vítimas de diversos tipos de violência, entre elas física, psicológica e financeira.
Para combater esses abusos, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) criou uma cartilha sobre o combate à violência contra a pessoa idosa e recebe denúncias contra essa população por meio do Disque 100.
Conexão social e bem-estar
O idoso, mesmo que consiga fazer tudo sozinho, precisa manter um contato social. Nesse sentido, a família, por gentileza, vínculo, responsabilidade, eventualmente deve oferecer para ele ajuda, seja para algum deslocamento, alguma tarefa, alguma situação penosa", explica Natan Chehter, geriatra da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)
Algumas atividades têm excelentes benefícios em termos de conexão social e bem-estar individual, além de incentivar o contato entre gerações.
Por isso, confira a seguir uma lista de ações fáceis para realizar com seus entes queridos, indicadas pelo Residencial em Familia:
*Incentive o contato visual e o toque físico
A simples presença de um amigo ou um abraço de um membro da família pode ajudar a aumentar os níveis de cortisol e reduzir o estresse. Mesmo o simples contato visual pode ajudar a incentivar sentimentos de conexão.
*Separe livros, filmes ou jogos para curtir com seus entes queridos
Estabelecer uma rotina divertida, especialmente compartilhada entre netos e avós, por exemplo, cria uma expectativa positiva de tempo de qualidade, bem como uma oportunidade para as famílias compartilharem algumas de suas atividades favoritas.
*Inicie um projeto de história da família
Conversar ou até “entrevistar” os entes queridos mais velhos sobre suas memórias e experiências oferece a eles uma oportunidade de compartilhar sabedoria e conselhos e oferece uma chance única de começar a coletar essas histórias e fotos antigas da família.
*Converse
Pesquisadores descobriram que mesmo uma breve interação – um sorriso, uma conversa rápida – pode animar as pessoas durante o dia. Portanto, seu bate-papo diário, um telefonema ou mensagem no WhatsApp são bastante significativos e não precisam ser demorados para fazerem a diferença.
*Pratique atos de bondade
Visite e converse com seus entes queridos, mesmo quando eles não esperam isso. Vá até a casa deles para conversar e mostrar afeto. Leve um baralho de cartas para vocês se divertirem. Convide-os para um almoço surpresa em um restaurante favorito.
Na verdade, são as pequenas coisas que acabam sendo as mais valiosas – visitas curtas e até ligações rápidas para dizer apenas um “oi!”.
Prefeitura de Manaus comemora com a emissão de credencial de estacionamento
Para comemorar o Dia Mundial do Idoso, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), irá disponibilizar uma equipe técnica para realizar a emissão de credencial de estacionamento para idosos, nesta sexta-feira, 1º/10, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, zona Oeste.
A atividade tem o objetivo de conscientizar a população do Estado do Amazonas sobre os direitos da pessoa idosa. Para obter a credencial, que autoriza estacionamento em vaga especial, os idosos precisam apresentar comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF.
A credencial poderá ser adquirida gratuitamente, das 8h às 13h. O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes.
Estacionar em vaga especial sem credencial é multa gravíssima, no valor de R$ 293,47, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
|