Documento sem título






 











Dia Nacional da Mandioca: Brasil é o quarto maior produtor do mundo



Dia Nacional da Mandioca: Brasil é o quarto maior produtor do mundo

22/04/2023




Segundo dados da Conab, o Brasil produziu 18 milhões de toneladas de mandioca em 2022, ocupando o 4º lugar no ranking de maiores produtores.

 

 

Capacitação de boas práticas na fabricação dos derivados da mandioca no Alto Solimões (AM). Foto: Idam

 

A mandioca é um alimento versátil que pode ser utilizada de diversas formas no cardápio, como frita, cozida, como caldo, acompanhando a carne ou até mesmo como massa para o nhoque.

 

Esse tubérculo é um dos alimentos preferidos da população brasileira e um dos mais antigos consumidos na América do Sul.

 

 

Embora não se saiba exatamente qual país sul-americano descobriu a mandioca, de acordo com o Ministério da Agricultura, ela é de origem brasileira.

 

Por isso, o dia escolhido para comemorar a mandioca é 22 de abril, data em que os portugueses chegaram ao Brasil em 1500.

 

Segundo dados da Conab de 2022, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos maiores produtores do mundo, atrás da Nigéria, Tailândia e Indonésia.

 

No Amazonas: derivados da mandioca são renda

 

A unidade local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), no município de São Paulo de Olivença, realizou nesta semana, a capacitação de boas práticas na fabricação dos derivados da mandioca, em ação conjunta entre as associações e a Prefeitura do Município.

 

A capacitação aborda o beneficiamento e melhoria dos derivados da mandioca e 25 produtores de diversas associações participaram da capacitação teórica e prática .

 

De acordo com o gerente da unidade local, o técnico em piscicultura Valdimar Nascimento, a capacitação tem mostrado para os participantes que existe uma grande variedade de subprodutos que podem agregar valor e aumentar a renda dos agricultores.

 

Keila Castelo Branco, agricultora familiar e integrante da Associação de Agricultores Familiares Fortes Guerreiros de São Paulo de Olivença (AAFGSPO), disse que fez questão de aprender novas técnicas ligadas à cultura para ensinar. “Hoje estou adquirindo mais conhecimentos e quero poder repassar tudo que aprender”, revelou.

 

Para a agricultora Aléxia Lopes Liberato, que trabalha há dois anos com a cultura, participar do curso de beneficiamento da mandioca dá novos horizontes para os participantes. “Pretendo aprender mais variedade, agregando valor ao que já produzo atualmente”.

 

Com 25 inscritos, participam da capacitação produtores da Associação de Produtores Rurais El-shaday do bairro do Nosso Senhor do Bonfim (El-Shaday); Associação dos Agroextrativistas de São Paulo de Olivença (AGROEXSPO); Associação de Produtores Rurais de Santa Luzia do bairro Bonfim (ASPROLUZ); Associação dos Agricultores Familiares Fortes Guerreiros de São Paulo de Olivença (AAFGSPO); Associação de Agricultores Monte das Oliveiras da Comunidade Nova Jordânia (AAMOCNJ).

 

 

Compartilhe

<p>Dia Nacional da Mandioca: Brasil é o quarto maior produtor do mundo</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp