O levantador de toadas David Assayag comemora 54 anos nesta seguda-feira (16). ‘A Voz da Amazônia’ revelou que um documentário sobre os 40 anos de carreira na música será lançado ainda este ano.
![](/userfiles/image/David%20Assaga%20levantador%20de%20toadas.jpg)
Foto: divulgação
“Já está tudo se encaminhando. Resgatamos alguns vídeos do meu início e estamos em busca de parceiros para andar com o projeto. Tudo é muito caro (risos)”, declarou David.
Pela data, David tem recebido mensagens de carinho de familiares, admiradores e amigos. “Eu tenho recebido parabenização de muita gente. Essa idade é bem tranquila. Com quase 40 anos de carreira eu já alcancei todos os objetivos na música. Consegui contribuir com o festival de Parintins, levando a toada para fora do Estado. Estou muito feliz”, relembra o levantador.
Lembranças
Sobre os momentos que estão marcados, David lembra duas passagens com muito carinho. “Foi quando eu ganhei a Comenda Federal de Mérito Cultural das mãos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 1997 como o ‘cantor mais popular da região norte’.
E a medalha Ruy Araújo na Assembleia Legislativa do Amazonas”, disse. Essa honra é a mais alta comenda da Aleam sendo concedida a personalidades de destaque por méritos na cultura.
Na música nacional, David Assayag tem a histórica parceria com a cantora Fafá de Belém na toada Vermelho, do compositor Chico da Silva, gravada em 1996 e um dos hinos do boi vermelho e branco. E participação no DVD de 15 anos da extinta Banda Calypso, na música “Chama Guerreira” lançado em 2015.
“Foi uma parceria importante para alavancar ‘Vermelho’ a partir daqui começamos a ganhar mais visibilidade e eu também em consequência”, declarou o levantador de toadas.
Planos
Antes de lançar o documentário, David prepara um show onde cantará toadas de Garantido e Caprichoso defendidas por ele na arena do Bumbódromo de Parintins (município distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus) executadas enquanto item 11 Toada Letra e Música, marcado para o dia 17 de fevereiro, no Teatro Amazonas, situado no Largo de São Sebastião, zona centro-sul da cidade. “Depois do Carnaval eu também estarei lançando um novo projeto voltado para o Boi-bumbá”, adiantou Assayag.
Com uma carreira consolidada como levantador de toadas, David possui fãs tanto no Garantido quanto no Caprichoso. A carreira começou em 1988 em um grupo chamado Sangue Azul, a convite do compositor José Carlos Portilho.
David lembra que a primeira toada que gravou foi “Sereia” do compositor Raimundinho Dutra, para o LP de 1989 do boi azul. Ele também revela que já recebeu convites para uma biografia.
“Eu recebi a proposta de um escritor para escrever as minhas memórias. E vai sair, sim, com toda certeza, tenho muita história para contar”, finalizou.
Com informação da ACritica
|