Documento sem título






 











Consumo de Gás Natural Veicular aumentou 62% no Amazonas  



Consumo de Gás Natural Veicular aumentou 62% no Amazonas  

01/02/2023




A demanda por gás natural veicular aumentou 62% em 2022 em relação a 2021. A média de volume comercializado, no ano passado, atingiu 26,9 mil metros cúbicos por dia. A informação é da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

 

 

Funcionário da Cigás durante trabalho - Foto: Ícaro Guimarães/Cigás

 

 

Ainda segundo a Companhia, a rede de fornecimento do combustível será ampliada em 2023. Atualmente com cinco postos, o Amazonas terá a implantação de mais três postos a fim de atender à crescente demanda de veículos convertidos.

 

Já demanda do segmento industrial por gás natural foi de 173,2 mil m³/d em 2022, resultado 13% maior que o registrado em 2021.

 

O supervisor de Engenharia e Manutenção da Alpha, Remiro Guirro, ratifica a economia mensal da empresa em decorrência da utilização do gás natural. Ele também faz questão de destacar a redução de riscos com o abastecimento e, ainda, que não há mais necessidade de administrar o armazenamento – como era feito anteriormente – pelo fato do fornecimento do combustível ser canalizado e contínuo.

 

Além disso, segundo ele, o uso do GN agrega como diferencial produtivo da empresa, que é certificada pela ISO 14001, norma internacional que especifica requisitos de Sistema de Gestão Ambiental.

 

O segmento termelétrico segue sendo disparadamente o principal consumidor do GN fornecido pela concessionária. O combustível é usado em usinas termelétricas que geram eletricidade para o abastecimento da população de Manaus e dos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.

 

Só este segmento consumiu, em média, pouco mais de 4 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), em 2022.

 

 

Vantagens do Gás Natural


A economia proporcionada aos usuários é a principal vantagem do gás natural. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no período de 1º a 7 de janeiro deste ano, indicam que o uso do combustível, no Amazonas, em indústrias pode gerar economia de até 61%; de até 33% no segmento veicular; e até 55% no segmento comercial.

 

Outro aspecto que merece destaque é a versatilidade de aplicabilidade do combustível, que pode ser utilizado na geração de energia elétrica e de vapor, aquecimento de fornos e secadores, como matéria-prima, na climatização de ambientes, cocção de alimentos, abastecimento de frota de veículos, em empilhadeiras, dentre outros.

 

O consumo do gás natural também proporciona benefício ambiental. A adesão ao GN, em Manaus, representou redução de 73% na poluição provocada pela queima de combustíveis líquidos e de 55% na emissão de gases de efeito estufa (metano e dióxido de carbono). Esses dados foram comprovados por meio de pesquisa produzida pela Green Ocean Amazon.

 

 

Com informações de Assessoria

Compartilhe

<p><span style="font-size:18px">Consumo de Gás Natural Veicular aumentou 62% no Amazonas </span><br />
 </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp