Documento sem título






 











Compras on-line crescem e alcançam 49,8 milhões de usuários no Brasil



Compras on-line crescem e alcançam 49,8 milhões de usuários no Brasil

19/09/2022




As compras on-line estão cada vez mais consolidadas entre os brasileiros conectados. No primeiro semestre de 2022, o e-commerce atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no país, alta de 6% em comparação com o mesmo período em 2021, quando o volume somou R$ 111,8 bilhões.

 

 

 

 

Os dados são do relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay.

 

 

De acordo com a pesquisa, atualmente, existem 49,8 milhões de compradores on-line no Brasil — avanço de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia 42 milhões de consumidores virtuais.

 

 

Segundo o head de e-commerce da NielsenIQ|Ebit, Marcelo Osanai, o crescimento do consumo neste ano é tímido se comparado ao dos primeiros dois anos de pandemia, quando a alta foi de 47%.

 

"O volume de vendas ainda é muito expressivo e reforça que o e-commerce veio para ficar, sobretudo, na compra de produtos de giro rápido. Cada vez mais o consumidor opta por fazer compras on-line para abastecer suas moradias com alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, ou seja, esses produtos de baixo custo e alto giro", afirma.

 

 

Supermercado

 

As compras de supermercados foram as que mais cresceram no espaço virtual. O levantamento da Nielsen aponta salto de 128% nos pedidos de Alimentos e Bebidas entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2021.

 

Além disso, a avaliação da importância desses produtos dobrou, saindo de 6%, no último ano, para 12%, no primeiro semestre. Em segundo lugar na variação de pedidos entre os dois períodos, ficou a categoria de Perfumaria e Cosméticos (24%), seguida pelo grupo Bebês e Cia. (17%) e Saúde (15%).

 

Alimentos em alta

 

Morando sozinha, sem carro e com uma rotina corrida, a enfermeira Ana Luisa Borges, 24 anos, sempre opta por fazer as compras de casa pelo aplicativo do supermercado. "Nossa, é outra vida. Eu moro perto de um mercado, mas, para fazer as compras do mês, não tem como levar tudo andando.

 

 

Sempre tinha que pedir Uber com aquele monte de sacolas ou então ir várias vezes para levar os itens aos poucos. Agora, peço direto pelo aplicativo. Chega em minutos e ainda ganho descontos e posso juntar pontos no programa de fidelidade. Nem me lembro da última vez em que coloquei os pés no mercado", conta.

 

 

O ticket médio das vendas on-line, no entanto, apresentou retração no período analisado pela pesquisa. Entre os consumidores recorrentes, houve uma queda de 7% na comparação com o primeiro semestre de 2021. Já entre os consumidores novos, a queda foi maior, com baixa de 10% na comparação entre os dois períodos. No enquadramento que considera todos os consumidores digitais, a queda foi de 8%.

 

Público feminino

 

As mulheres aumentaram a presença no número de pedidos de e-commerce no Brasil, de acordo com o levantamento. De janeiro a junho de 2021, elas representavam 56,4% do público consumidor em plataformas digitais, e, no mesmo período de 2022, a presença delas subiu para 56,9%. "Isso significa que o público feminino gasta menos, mas compra mais itens", explicou Osanai, da NielsenIQ.

 

 

Ao analisar o volume de pedidos, uma pesquisa sobre o perfil do público feminino no e-commerce, realizada pela Compre&Confie, identificou as cinco categorias mais consumidas pelas mulheres: moda e acessórios, entretenimento e artigos para casas ocupam os três primeiros lugares. Móveis, construção e decoração e telefonia ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente.

 

Homens compram mais

 

No aspecto de maior volume de gastos, os homens continuam em destaque, segundo o relatório Webshoppers. No primeiro semestre de 2021, eles eram 53,9% nesse público, e aumentaram sua participação para 54,3% nos seis primeiros meses de 2022.

 

 

Com informação do Correio Braziliense

Compartilhe

<p>Compras on-line crescem e alcançam 49,8 milhões de usuários no Brasil</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp