Você tem uma ideia de negócio inovadora, está pensando em um produto atrativo, acha que pode oferecer um serviço que tenha lugar no mercado. Mas como passar da intuição para a certeza? Como você pode ver que há um público disposto a pagar por isso?
Nuria Puente, especialista em marketing e coordenadora do mestrado em Comércio Eletrônico da Universidade Internacional de La Rioja (Unir), responde que a melhor maneira de fazer isso é através de dados. Antes de lançar qualquer ideia no mercado, é aconselhável reunir evidências de que realmente existe uma demanda entre os consumidores. E para isso, diz esse especialista, o empreendedor tem à sua disposição diversas ferramentas digitais, gratuitas ou de baixo custo, com as quais iniciar sua própria pesquisa de mercado.
Erik Rigola, especialista em marketing da consultoria RocaSalvatella, que conduzirá o webinar Técnicas e ferramentas para descobrir se sua ideia de negócio online é viável, organizado através da HUB Company do Banco Sabadell, garante que com essas ferramentas o empreendedor poderá saber se os usuários estão procurando esses produtos e serviços na internet, analisar a concorrência e conhecer os números de faturamento e tráfego de outras empresas. do setor.
Coletar e analisar todas essas informações economizará tempo, mas também dinheiro: se você achar que a ideia não vai funcionar, terá evitado o investimento necessário para desenvolvê-la completamente.
O método
Em seguida, os especialistas resumem os métodos mais eficazes e econômicos na internet para garantir que o projeto de negócios tenha ou não chance de sucesso no mercado.
1. Saiba o que os consumidores estão procurando na web
As buscas dos usuários na internet oferecem ao empreendedor uma fonte confiável para saber o que é demandado no mercado. Ele permite que uma loja de calçados, por exemplo, descubra quais conceitos relacionados à nova ideia de negócio são os mais utilizados pelos usuários. Se você deseja lançar uma linha de sapatos de festa, o empreendedor pode conferir quantas buscas são feitas por dia, mês ou ano sobre esse conceito.
Rigola recomenda o Google Trends, a ferramenta do Google que permite descobrir o volume de usuários que usam cada termo em seu mecanismo de busca e de onde. Este último é essencial para saber se há consumidores no ambiente geográfico da empresa, o que significará envios mais baratos ou se potenciais compradores vêm de áreas mais remotas, mesmo de outros países, o que aumentará os custos de transporte.
Uma pesquisa no Google produz informações úteis sobre quais empresas oferecem o novo produto ou serviço.
O Google Keyword Planner, outra ferramenta da empresa americana, apresenta informações de busca do ponto de vista comercial, uma vez que incorpora previsões do tráfego que a marca poderia alcançar com a aplicação das palavras mais pesquisadas e as vendas que poderiam ser alcançadas.
Para este último, ele fornece uma estimativa de conversões, ou seja, o número de visitas que uma campanha publicitária atrairia e que seriam transformadas em compras. A taxa de conversão é a proporção entre o número de pessoas que visitam o site ou clicam em um anúncio e o número de compras on-line concluídas, expresso em porcentagem.
2. Realize uma análise da concorrência
Puente sugere investigar os ambientes digitais de empresas que já estão comercializando esses produtos e serviços, a fim de fazer uma análise dos concorrentes. "Será sempre mais fácil entrar num mercado que ainda não tem concorrência, mas que já existam empresas a trabalhar nessa área é um indicador de que há consumidores dispostos a comprar", resume este especialista.
Uma primeira pesquisa no Google produzirá informações úteis sobre ele: quais outras empresas oferecem esse produto ou serviço, além de navegar em seu site e redes sociais para descobrir como o fazem. É importante, recomenda Puente, executar essa pesquisa anônima a partir do navegador para que o histórico digital do empreendedor não influencie os resultados.
O programa SimilarWeb, explica Puente, fornece estimativas de tráfego para sites concorrentes. Informações valiosas que são divididas em número de visitas, tempo médio gasto pelos usuários e sua origem por países e espaço de origem (mecanismos de pesquisa, links de outros sites, e-mail, redes sociais, etc.).
Ele também permite que você saiba quais termos os concorrentes definiram para que os usuários possam encontrá-los em suas pesquisas e em suas campanhas publicitárias. A SimilarWeb também sugere outras empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes. O programa tem uma versão gratuita e uma versão paga que amplia os benefícios.
3. Obtener una visión global del sector
Examinar no solo a la competencia, sino al sector completo, ayudará a discernir si se trata de una idea de negocio con futuro. Costará más acceder a un sector que decrece que a uno en pleno auge. Varias agencias digitales publican periódicamente informes sobre negocios en internet con los que se puede conocer la situación del ámbito en el que se quiere entrar.
Rigola destaca de entre todos los que actualmente se publican Digital 2022, elaborado por la agencia internacional We Are Social y Hootsuite, mientras que Puente recomienda los estudios de la asociación mundial de comunicación, publicidad y marketing digital IAB Spain.
Estos documentos dibujan una panorámica sobre la evolución del mundo digital año tras año: las tendencias en redes sociales, las páginas web más vistas o los hábitos de los consumidores, desde cuántas horas al día pasan en la red hasta el tipo de dispositivos desde los que se conectan.
Nuria Puente, profesora de Marketing en UNIR, recomienda lanzar una pequeña campaña que no suponga un gran desembolso
La agencia española de marketing Digital Group lanza estudios gratuitos sobre la tasa de conversión de los negocios en línea. Esto dará pistas sobre el comportamiento digital de los compradores por sectores, destaca Puente. Esta experta agrega el Estudio Anual de Conversión en Negocios Digitales de la consultora de soluciones digitales Flat 101: “Ofrece datos para que el empresario haga sus propios cálculos”.
De esta forma, si se quiere abrir un negocio de alquiler de vehículos en Valladolid, si se sabe que hay 1.000 búsquedas al mes en esa ciudad y que la tasa de conversión del sector es del 1%, habrá que esperar unos 10 alquileres en ese periodo.
4. Encuesta a clientes (o amigos y familiares)
Rigola recomienda hacer una encuesta a pequeña escala. Esta no ofrecerá una visión global, pero permitirá al emprendedor contar con opiniones reales. Para llevarlo a cabo puede lanzar un formulario a los clientes actuales y sondear si estarían dispuestos a comprar el nuevo producto o a contratar el nuevo servicio. En caso de no contar con una base de datos, se puede proponer el formulario a personas del entorno del empresario, como amigos y familiares.
“Es importante solicitar a los encuestados que sean sinceros, ya que su afecto y su entusiasmo puede hacer que todo lo que se les proponga les parezca fantástico”, destaca este experto.
Google tiene una aplicación gratuita titulada Formularios con la que lanzar estas encuestas y obtener un informe. En el mercado existen otras herramientas de pago con más prestaciones, como Zinklar. Esta plataforma da la posibilidad de realizar encuestas puntuales por 2.000 euros. “Se puede definir un perfil en particular al que enviarle las preguntas a partir de datos demográficos y algunos intereses”, explica Puente.
5. Lanzar una campaña de prueba
Não há método mais eficaz para testar a demanda por uma nova ideia de negócio do que testá-la no mercado. Portanto, Puente recomenda o lançamento de uma pequena campanha que não envolva um grande desembolso. Começar com uma pré-venda ajudará a saber se há demanda pelo produto ou serviço:
"Trata-se de habilitar um espaço no site com um botão para os interessados se inscreverem e promovê-lo através de uma pequena campanha publicitária no Facebook e Instagram e nas redes sociais. Os dados coletados, além disso, servirão para alimentar o banco de dados", afirma esse especialista.
Incorporar o produto em um mercado, como Amazon ou eBay, também ajuda a avaliar o interesse do consumidor. "O objetivo é validar antes de investir", diz Puente. Dessa forma, o empreendedor crescerá seu negócio ou lançará sua nova ideia digital sem colocar seu projeto em risco.
Com informação do jornal El País
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