Há certa injustiça em considerar que o presidente Jair Bolsonaro é o principal personagem do governo a gerar problemas e crises do nada. Paulo Guedes, ministro da Economia, é outro especialista em atravessar a calçada para pisar em casca de banana.
Como um todo, o governo tem alta capacidade de dar tiros no pé. Mas é difícil entender o que leva um ministro da Economia a falar tantas bobagens como se suas palavras não tivessem impacto. Não aprendeu nada em dois anos e pouco?.
Reportagem do "Valor Econômico" revela que Guedes fez ataques gratuitos à China em reunião do Conselho de Saúde Suplementar. No melhor estilo trumpista, ele disse que "o chinês inventou o vírus" e que a vacina da potência asiática seria menos eficiente do que os imunizantes americanos. Qual é o sentido de atacar o maior parceiro comercial do Brasil e país do qual temos dependência para produzir vacinas?
Mas o ministro não parou por aí. Apesar de fato notório, ele fez confissão sobre a incapacidade do atual governo para dar respostas à pandemia: "Nós do governo não teremos capacidade de cuidar da saúde do povo". A afirmação ocorreu no contexto da velha demonização do serviço.
|