Documento sem título






 











Começa  vacinação de grávidas nas maternidades de Manaus nesta quinta-feira 11/8



Começa  vacinação de grávidas nas maternidades de Manaus nesta quinta-feira 11/8

12/08/2021




A partir desta quinta-feira (11/8), grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz a 45 dias) poderão se vacinar contra a Covid-19 na maternidade municipal Dr. Moura Tapajóz, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste.

 

 

As vacinas indicadas para grávidas e puérperas são  CoronaVac e Comirnaty. Foto: divulgação

 

 

A iniciativa da Prefeitura de Manaus é para facilitar o acesso à imunização desse grupo, classificado como um dos mais vulneráveis ao agravamento da doença.

 

 

A maternidade Dr. Moura Tapajóz, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é uma das oito da rede pública a oferecer o imunobiológico às grávidas e puérperas, internadas na unidade, que ainda não tenham tomado a primeira dose e às que precisem concluir o ciclo vacinal com a segunda dose.

 

 

 

As vacinas indicadas para grávidas e puérperas são as produzidas pelos laboratórios Sinovac/Butantan (CoronaVac) e Pfizer/BioNtech (Comirnaty), que não possuem vetor viral na sua composição. Outra orientação é que seja respeitado o intervalo entre a primeira e a segunda dose, sendo de 28 dias para a CoronaVac e de 90 dias para a vacina da Pfizer.

 

 

Também nas APS

 

Além da vacinação nas maternidades, a Semsa fará a intensificação da aplicação do imunizante, entre gestantes e puérperas nas unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo a realização de busca ativa na área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) durante as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde para avaliar o esquema vacinal contra a Covid-19 e orientar sobre a importância da vacina.

 

O imunizante também será oferecido às mulheres grávidas ou após o parto, quando elas procurarem uma unidade de saúde por qualquer motivo, por exemplo, para consulta médica, para vacinar os filhos ou para agendar procedimentos.

 

Os profissionais de saúde de nível superior estão sendo orientados, durante as consultas de pré-natal, a esclarecer à gestante ou à puérpera sobre a necessidade de priorizar a vacinação contra a Covid-19, respeitando o intervalo de 14 dias entre a essa vacina e os demais imunobiológicos.

Compartilhe

<h1><span style="font-size:13px">Começa  vacinação de grávidas nas maternidades de Manaus nesta quinta-feira 11/8</span></h1>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp