Documento sem título






 











Cirurgiões-dentistas da Semsa são capacitados para prevenção e diagnóstico de câncer bucal



Cirurgiões-dentistas da Semsa são capacitados para prevenção e diagnóstico de câncer bucal

26/04/2023




Um dos sete tipos de câncer mais comuns no Brasil, o bucal, pode causar perda de dentes, dificuldade para engolir e até o comprometimento de partes do rosto. Para fortalecer a prevenção e o controle da doença, a Prefeitura de Manaus está capacitando profissionais para o diagnóstico precoce de lesões bucais e cirurgias de biópsia.

 

 

 

 

Neste mês, 12 cirurgiões-dentistas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) concluíram um curso teórico-prático nessa área, promovido pela pasta em cooperação com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

Realizado de novembro passado até este mês na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), sob a coordenação da UEA, o curso de biópsias e diagnóstico de lesões bucais abrangeu conteúdos teóricos e práticos, capacitando os profissionais da Atenção Primária para um melhor diagnóstico das lesões bucais, desde a identificação na consulta odontológica, passando pela cirurgia de biópsia (retirada de tecido doente para exame) até o resultado e tratamento.

 

Nessa linha, a ação permite a melhoria do fluxo de atendimento para diagnóstico dessas lesões nas Unidades de Saúde da Família (USF).

 

 

Indispensável no serviço público de saúde

 

Um dos participantes do curso, o cirurgião-dentista da USF S-04, Domingos Sávio Albuquerque, explica que a formação credencia os cirurgiões-dentistas a realizar desde lâminas, com a coleta de líquido ou fragmento mínimo de tecido, até biópsias excisionais totais, com a remoção total da lesão. Ele assinala que um diagnóstico rápido e preciso das lesões bucais é indispensável no serviço público de saúde.

 

Domingos Sávio disse que cirurgias de biópsia podem ser realizadas, em sua grande maioria, nas unidades básicas de saúde e que a oferta deste serviço na porta de entrada do SUS contribui para o tratamento de lesões que necessitam de um diagnóstico precoce, com redução da mortalidade por câncer de boca, avalia.

 

 

Cuidados e prevenção

 

O câncer bucal ocorre nas regiões da boca e da cavidade oral. Na região Norte, é o sexto tipo mais frequente entre os homens e o 12º, entre as mulheres. Tem maior ocorrência em homens com mais de 40 anos, sendo que o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco. Mais da metade dos casos são diagnosticados em estágios avançados, o que pode comprometer o tratamento.

 

Domingos Sávio ressalta que o câncer bucal pode ser prevenido com uma maior atenção e cuidado com a saúde da boca, enquanto o diagnóstico precoce permite um tratamento mais eficaz. O cirurgião-dentista orienta as pessoas a buscar atendimento em uma unidade básica de saúde ao notar sintomas como úlceras que não cicatrizam, dor, crescimento da lesão e sangramento, além de manchas e nódulos.

 

Conforme o cirurgião-dentista, os usuários das unidades básicas de saúde com lesões suspeitas de câncer bucal são encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para a confirmação do diagnóstico.

 

“Após o resultado, se benigno, o paciente permanece sendo acompanhado na unidade básica de saúde, e, se maligno, é encaminhado para tratamento no FCecon (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas)”, conclui.

 

 

Com informação da Semcom

Compartilhe

<p>Cirurgiões-dentistas da Semsa são capacitados para prevenção e diagnóstico de câncer bucal</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp