A chuva intensa deve permanecer na maior parte do Brasil em dezembro, que também será marcado por uma onda de calor extremo. Quinze estados e o Distrito Federal estão sob alerta de temporais, segundo o Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet).
Ao que tudo indica, dezembro deve ser um "repeteco" de novembro, que registrou volumes considerados excepcionais de chuva, principalmente em estados do Sudeste e do Sul do País.
De acordo com o Inmet, até o dia 12 os maiores acumulados de chuva serão registrados no leste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, além do sul de Minas Gerais e de áreas do Acre, Amazonas e Rondônia. O motivo é a ação de uma massa de ar quente e úmida nesses locais.
Na maioria da região Nordeste, o mês começa com tempo seco, assim como no Rio Grande do Sul, onde a chuva dá uma trégua na maior parte do estado.
Calorão no Sul
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para uma massa de ar quente e seca que deve provocar uma forte onda de calor em estados do Sul do País nesta semana. Os termômetros podem chegar ou até ultrapassar os 40ºC no Rio Grande do Sul, principalmente na próxima sexta (9). O calorão também deve atingir o oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Na próxima semana, o tempo muda com a chegada de uma frente fria, que traz de volta os temporais para a região, segundo a meteorologista Estael Sias. "Até porque vem após um período de calor extremo, serão vários dias com 40ºC entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul".
Repetição de novembro
No cenário geral de dezembro, o Inmet prevê chuvas acima da média (superiores a 50 milímetros) no Pará e no Amapá. No Sudeste e no Centro-Oeste, possíveis acumulados dentro ou acima da média, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Goiás e Distrito Federal.
As chuvas podem ficar abaixo do normal para o mês no sudoeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul do Paraná, centro e oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
A previsão do Climatempo indica que deve chover dentro ou acima da média em dezembro em todo o Sudeste, Nordeste e praticamente todas as áreas do Norte e Centro-Oeste. Chuvas abaixo da média só na região Sul, exceto litoral do Paraná e vale do Itajaí (SC).
"É quase repetição do que tivemos mês passado, como Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais", afirmou a meteorologista Josélia Pegorim à BBC Brasil.
|