Documento sem título






 











Chicha: conheça a bebida alcoólica que chegou a ser proibida na Colômbia



Chicha: conheça a bebida alcoólica que chegou a ser proibida na Colômbia

27/02/2024




No centro histórico de Bogotá, na região de La Candelária, os visitantes podem apreciar a bebida alcoólica típica da capital colombiana: a Chicha

 

 Foto: Reprodução/TV Globo

 

De origem inca é feita à base de milho, está à venda em diversos lugares, sendo uma atração por sua variedade de cores, sabores e poder medicinal.

 

 

Chicha é uma bebida fermentada (sem um nível alcoólico específico) é consumida tradicionalmente como um refresco, porém, recentemente, foram descobertos benefícios para a saúde ocasionados pelo consumo de milho púrpura.

 

Viciava

 

Na década de 40, a chicha chegou a ser proibida na Colômbia como resultado da intensa campanha de uma cervejaria alemã que se instalava no país. Diziam que a bebida era feita sem higiene, viciava e enchia as prisões.

 

 

A alegação é que ela tornaria as pessoas violentas e ignorantes, devido a toxinas perigosas criadas durante a fermentação. Afirmava-se que ela causaria uma doença chamada chichismo, uma lenta deterioração do corpo e da mente.

 

 

Por quase toda a segunda metade do século 20, sempre que as autoridades encontravam pessoas produzindo chicha, o equipamento era confiscado, os líquidos eram descartados e os produtores eram presos. Pessoas que fossem encontradas bebendo chicha também corriam risco de prisão.

 

Regulamentada

 

Hoje em dia sua fabricação é regulamentada por órgãos sanitários, e apenas 20 vendedores ambulantes, como John Jairo, são autorizados a vendê-la na área. Esses vendedores são identificados por um jaleco.

 

"É a garantia de que a chicha não é de procedência duvidosa", explica John.

 

Museu da Chicha

 

O Globo Repórter encontrou ainda uma sala pequena, semelhante a um santuário, com um cartaz anunciando o "Museu da Chicha".

 

 

Alfredo Ortiz, é o fundador - e uma espécie de sacerdote da chicha. Para ele, tomar essa bebida é um ritual e um santo remédio para a alma.

 

 

“Quanto mais forte mais medicinal. Um gole debaixo da língua e todo sistema endócrino é acionado. Não ficamos bêbados, só se for de alegria e para agradecer a vida", afirma Alfredo.

 

 

Com informação do G1

 

 

 

Compartilhe

<p>Chicha: conheça a bebida alcoólica que chegou a ser proibida na Colômbia</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp