Fazer uma ligação de celular no momento de abastecer o veículo, pode parecer inofensivo, mas, ao contrário, traz sérios riscos de acidentes em postos de combustíveis. O alerta é do engenheiro químico e coordenador de Qualidade da Distribuidora Atem, Everaldo Lima, durante treinamento para gerentes, frentistas e chefes de pista.
O engenheiro químico da Atem, Everaldo Lima, ministrou treinamento para os colaboradores. Foto:Caio de Biasi
O evento realizado na base da Atem, na Vila Buriti, Zona Sul de Manaus começou na segunda-feira e terminou na quarta-feira (20/04).
Os engenheiros químicos Everaldo Lima e Gilberto Carmo ministraram o treinamento “Qualidade de Combustíveis e Descarga Segura” para cerca de 150 gerentes, frentistas, chefes de pista e proprietários de postos de abastecimento que recebem a bandeira da Atem em Manaus.
“Nosso objetivo é aproximar esses profissionais da realidade diária da Distribuidora Atem, trazendo e relembrando conceitos importantes voltados para segurança e qualidade de combustíveis e tudo que deve ser cumprido diariamente nos postos revendedores”, explica Lima.
Vistorias
Os treinamentos são realizados anualmente pelo time de Qualidade da Atem, mas além disto há também vistorias diárias e um cronograma para que a cada três meses um posto receba a visita dos químicos e engenheiros químicos, além de visitas programadas no interior do Amazonas e outros Estados.
“Fazemos todo um acompanhamento para saber se o cliente cumpre com os procedimentos de qualidade, se tem os equipamentos corretos e se utiliza a documentação necessária que garanta os processos corretos e a qualidade do produto”, ressalta Everaldo Lima.
O treinamento foi realizado com base nas normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), além de Normas de Segurança do Trabalho e Prevenção/Proteção do Meio Ambiente. “Com isto, conseguimos montar uma rastreabilidade que nos permite ter confiança e segurança em todas as etapas do nosso processo".
Celular e cigarro
Durante o treinamento de Everaldo Lima e Gilberto Carmo, o uso de celular durante o abastecimento foi apontado como o maior problema que os frentistas encontram no dia a dia dos postos. Eles comentaram que é difícil pedir para o cliente não fazer ligações enquanto estão abastecendo e que muitos alegam ter de usar o celular para fazer um pix.
O coordenador de Qualidade da Atem, Everaldo Lima, explicou que o cliente não precisa desligar o celular, mas apenas evitar o uso na hora do abastecimento.
“O celular atua como ignição, pois possui uma fonte de energia interna, que pode dar início ao fogo ou a uma explosão no posto”, alerta Lima, lembrando que é comum circular pela internet vídeos que mostram o celular explodindo repentinamente. “Durante o abastecimento, estão sendo liberados vapores combustíveis e o ambiente se torna uma atmosfera explosiva”.
Outro “vilão” nos postos de abastecimento são os cigarros. Segundo os frentistas, há muitos clientes que aproveitam a parada do veículo para fumar um cigarro.
“Nem preciso dizer que cigarro durante o abastecimento é impensável”, faz outro alerta Everaldo Lima, que dá mais orientações não só para o cliente que abastece, mas também para quem está na base de trabalho dos postos.
Orientações para abastecer com segurança
1. Ao abastecer, desligue o motor do veículo e volte a ligar somente depois do abastecimento;
2. Não faça ligações durante o abastecimento. Após abastecer, você poderá usar o celular normalmente, inclusive se precisar fazer um pix.
3. Evite fazer manutenções durante o abastecimento, como completar a água do reservatório do para-brisas. “No momento em que você vai completar a água, você está expondo a bateria e um motor aquecido dentro de uma atmosfera explosiva”, alerta Everaldo Lima.
4. Não Fume. “É preciso que o frentista oriente o cliente que, naquela área do posto de É PROIBIDO FUMAR”.
5. Siga as orientações do frentista, que é treinado para que todo o processo de abastecimento seja seguro.
Com informação da assessoria
|