O Carnaval das escolas de samba em Manaus segue nesta sexta-feira (17) no Sambódromo, zona centro-sul da capital. Hoje desfilam as agremiações folclóricas do Grupo de Acesso A e no sábado (18), as do Grupo Especial.
Foto: divulgação
Além das escolas de samba, 109 bandas estão cadastradas na Prefeitura para eventos da folia. Dessas, 67 vão às ruas entre 17 e 21 deste mês de fevereiro. Pausa somente no dia 22, Quarta-Feira de Cinzas.
A volta presencial dos passistas e do público à passarela do samba abre o Carnaval da Floresta, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, e ocorre após dois anos de suspensão dos desfiles devido à pandemia de Covid-19.
“O Carnaval é uma das maiores manifestações culturais do Brasil, que expressa a identidade do povo. Após dois anos, o formato tradicional está de volta, com o público no Sambódromo, os barracões das escolas de samba gerando trabalho e renda, os artistas em plena função, o comércio e o turismo aquecidos, formando uma grande cadeia produtiva que beneficia o estado do Amazonas”, disse secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz.
Programação
Nesta sexta-feira,o acesso ao Sambódromo será a partir das 18h. As apresentações começam às 21h e têm duração de 50 minutos. São elas: Mocidade Independente da Raiz; Império do Havaí; Beija Flor do Norte; Cidade Alta; Sem Compromisso; Presidente Vargas; Dragões do Império, Tradição Leste e Mocidade Independente do Coroado.
No Sábado de Carnaval, o centro de convenções recebe o público a partir das 16h. Em uma ação inédita, às 17h desfilam na Passarela do Samba os idosos do projeto “Vida e Saúde do Idoso Ativo”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A ação vai reunir cerca de 1,2 mil idosos.
As oito agremiações do Grupo Especial defendem suas cores, temas e bandeiras em um desfile de 70 minutos. A primeira escola, às 20h, é a Vila da Barra, seguida da Primos da Ilha, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Aparecida, A Grande Família, Unidos do Alvorada e Vitória Régia.
Os desfiles do Grupo de Acesso A, na sexta-feira, serão transmitidos pelo ATUAL no YouTube e Facebook.
Acessos e restrições
Na sexta-feira, a Rua Jornalista Flaviano Limongi estará fechada, a partir das 12h. A Rua Loris Cordovil, a Avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba serão interditadas parcialmente.
No sábado (18), dia do desfile das escolas de samba do Grupo Especial, o fechamento do entorno do sambódromo será total, a partir das 7h. Estarão bloqueadas para circulação de veículos, as seguintes vias: Avenida Pedro Teixeira, trecho entre a frente da Vila Olímpica até a Constantino Nery; Rua Jornalista Flaviano Limongi; Rua Loris Cordovil; Avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba.
No caso das bandas, a prefeitura disponibiliza o link https://goo.gl/maps/sTFeWMx4wcC4ZvSd7 com a distribuição dos grupos de Carnaval, datas e locais dos eventos.
Com informação da ascom
|