Documento sem título






 











Carnaval 2024: grandes escolas saúdam os 40 anos da Sapucaí



Carnaval 2024: grandes escolas saúdam os 40 anos da Sapucaí

12/02/2024




Seis escolas de samba do Grupo Especial abriram alas no carnaval do Rio de Janeiro. Cerca de 100 mil pessoas acompanharam o mais tradicional desfile do país, na Marquês de Sapucaí, sambódromo pioneiro que completa quatro décadas neste ano.

 

 

 

A Unidos do Porto da Pedra, de São Gonçalo, iniciou a festa com o enredo Lunário Perpétuo: a profética do saber popular, que conta as histórias de um livro com misticismo, filosofia e arte popular.

 

 

O Lunário é famoso por seus conselhos e previsões que influenciaram a cultura nordestina. A lenda diz que os ensinamentos do livro foram ditados pelas estrelas para guiar os homens na terra. Desfilaram 3 mil pessoas, divididas em 32 alas e seis carros temáticos. Um dos carros, porém, quebrou em frente à cabine dos jurados.

 

Destaques

 

Entre os destaques da noite, a Salgueiro iria homenagear a cultura do povo Yanomami. O enredo Hutukara fala sobre a defesa da terra e dos indígenas. A agremiação da zona norte carioca também abordaria a crise humanitária que afligiu a etnia nos últimos anos, decorrente da fome e dos desequilíbrios ambientais provocados pelo garimpo ilegal.

 

 

Atual campeã do carnaval carioca, a Imperatriz Leopoldinense se preparou para enveredar no mundo místico dos ciganos e a representação na literatura nordestina popular. Com a sorte virada para a Lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda foi o enredo escolhido para o desfile. Beija-Flor, Unidos da Tijuca e Grande Rio também estavam programadas para cruzar a avenida ontem.

 

 

Outras seis escolas passam pela Sapucaí na noite de hoje. A vencedora será conhecida na Quarta-feira de Cinzas.

 

 

Com informação do Correio Braziliense

Compartilhe

<p>Carnaval 2024: grandes escolas saúdam os 40 anos da Sapucaí</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp