Documento sem título






 











Carnaval 2022: Império Serrano é eleita a melhor escola da Série Ouro



Carnaval 2022: Império Serrano é eleita a melhor escola da Série Ouro

23/04/2022




A Império Serrano foi eleita nesta sexta-feira (22/4) a melhor escola de samba do Carnaval da Série Ouro de 2022 pelo prêmio Estandarte de Ouro.

 

 

 

 

A verde e branco de Madureira entrou na Sapucaí na madrugada desta sexta-feira (22/4) com o enredo “Mangangá”, sobre o capoeirista baiano Manoel Henrique Pereira, conhecido como Besouro Mangangá.

 

 

Liderada pelo carnavalesco Leandro Vieira, a escola de samba abordou ainda a luta do capoeirista pela libertação dos negros. A bateria do Mestre Vitinho levou para a avenida uma orquestra de berimbaus.

 

 

O prêmio reconheceu também a Inocentes de Belford Roxo como melhor samba-enredo da Série Ouro de 2022

 

 

A noite

 

O segundo dia de desfiles da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro foi mais tranquilo que o primeiro, marcado por atrasos no início das apresentações, estouro de tempo por parte das agremiações e por um acidente. Todas as oito escolas conseguiram cumprir o tempo regulamentar de até 55 minutos e não serão punidas por descumprimento desta obrigatoriedade.

 

 

 

A noite foi aberta pela Lins Imperial. A verde e rosa fez uma homenagem ao humorista e sambista Mussum.

 

 

O enredo lembrou a trajetória do comediante, nascido no Morro da Cachoeirinha, no Complexo de Lins. Foram apresentadas as participações em “Os Trapalhões”, a trajetória no conjunto “Originais do Samba” e as participações em obras de cinema e teatro.

 

 

A Inocentes de Belford Roxo contou a história da “Meia Noite dos Tambores Silenciosos”, tradicional festa que ocorre no Pátio do Terço, no Recife, para louvação dos eguns, termo iorubá para alma. O destaque da agremiação foi a comissão de frente “O elo entre os dois mundos”, com um grande tambor, do qual saia o orixá Oyá Igbalé.

 

 

De volta à Série Ouro depois de ter sido rebaixada do Grupo Especial, a Estácio de Sá fez uma releitura do enredo de 1995, quando homenageou o centenário do Clube de Regatas do Flamengo.

 

 

Com um drone, a agremiação do Morro do São Carlos exibiu a camisa rubro-negra pelo sambódromo. Um carro trouxe o time de sósias do elenco atual, fenômeno de popularidade nas redes sociais.

 

Luta antirracista

 

A Acadêmicos de Santa Cruz homenageou o ator e diretor Milton Gonçalves, de 88 anos. Contou sua trajetória pessoal e profissional e paixões populares, como o Flamengo, a Mangueira e a literatura, além de valorizar sua trajetória na dramaturgia e como ativista do movimento negro, pela atuação na luta antirracista.

 

 

Depois de ter chegado perto do acesso nos últimos anos, com vice-campeonatos em série, a Unidos de Padre Miguel trouxe uma homenagem a Iroko, orixá do tempo e da ancestralidade. Na comissão de frente, o destaque foi uma grande gameleira, árvore na qual o homenageado é consagrado no candomblé.

 

 

A sexta escola a se apresentar foi a Acadêmicos de Vigário Geral, com o enredo “Pequena África – Da escravidão ao pertencimento, camadas de memória entre o mar e o morro”. Destaque para a comissão de frente, na qual dançarinos representavam estivadores com sacos de sal que formavam cartazes com vítimas mortas em operações policiais.

 

 

O Império da Tijuca reviveu sua tradição de enredos afro ao cantar a trajetória de um movimento que protestou contra o embranquecimento e a perda das tradições do carnaval. Liderada por Candeia, a iniciativa resultou na fundação do Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo (GRANES Quilombo).

 

 

Depois do primeiro Império do Samba, foi a fez de o Império Serrano mostrar suas credenciais de favorito ao acesso ao Grupo Especial. Liderada pelo carnavalesco Leandro Vieira, a agremiação da Serrinha contou a história do capoeirista baiano Besouro Mangagá. Vieira, aliás, é o atual campeão do grupo: em 2020, ajudou a Imperatriz Leopoldinense a ser campeã e, assim, retornar esse ano ao Especial.

 

 

Outras escolas

 

Na véspera, passaram pelo sambódromo outras sete escolas: Em Cima da Hora, Acadêmicos do Cubango, Unidos da Ponte, Porto da Pedra, União da Ilha do Governador, Unidos de Bangu e Acadêmicos do Sossego. A apuração da Série Ouro será na terça-feira (26).

 

 

Com informação da CNN Brasil

Compartilhe

<p>Carnaval 2022: Império Serrano é eleita a melhor escola da Série Ouro</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp