Foto: Chico Batata
MANAUS/AM - A desembargadora Carla Maria Santos dos Reis foi eleita nesta terça-feira (10/09) como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) para o próximo biênio. A atual presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, foi a escolhida para o cargo de vice-presidente e corregedora da Corte Eleitoral. Esta é a primeira vez que duas mulheres ocuparão, juntas, os cargos diretivos do TRE/AM.
A escolha dos nomes das duas magistradas aconteceu durante a sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas, ocasião em que também foram definidos os novos dirigentes do Judiciário Estadual para o período de 2025/2027.
Ao comentar o ineditismo da dobradinha feminina no comando do TRE/AM, a desembargadora Carla Reis disse considerar a oportunidade como um exemplo para as mulheres que estão na luta e que almejam cargos mais elevados não apenas no Judiciário, mas em qualquer ambiente, seja na iniciativa privada ou pública. "É uma motivação a mais para nos empenharmos com transparência, integridade, honestidade e sobretudo coerência dentro do TRE”, afirmou a desembargadora.
Nélia Caminha Jorge falou de sua expectativa para a gestão ao lado de Carla Reis. "Para mim é uma honra compartilhar esse desafio com a desembargadora Carla Reis. Nós já trabalhamos juntas há muito tempo e a nossa forma de pensar é idêntica. E acho que vai ser muito tranquilo para nós conduzirmos essa gestão. Estou muito confiante, confio na desembargadora Carla e temos experiência. Já fui membro do TRE enquanto juíza, já presidi eleição municipal, fui juíza-coordenadora da propaganda eleitoral e conheço o Tribunal Eleitoral. Espero honrar o compromisso assumido e honrar o voto dos meus pares”, disse a atual presidente do TJAM.
Na eleição para os cargos diretivos do TRE/AM, a votação foi conduzida pela vice-presidente do TJAM, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, pelo fato de a presidente Nélia Caminha estar inscrita no processo, como candidata.
Na eleição para presidente do TRE/AM, regida pelo Edital n.º 28/2024 – PTJ, a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, única inscrita, foi aclamada para o cargo (com 24 votos e uma abstenção).
Na escolha para vice-presidente e corregedor do TRE/AM, conforme o Edital n.º 29/2024 – PTJ, estavam inscritos os magistrados Nélia Caminha Jorge e Cezar Luiz Bandiera. Após a votação, foi eleita a desembargadora Nélia Caminha, com 23 votos.
Eleições gerais 2026
Carla Reis e Nélia Caminha estarão no comando do TRE/AM no período das eleições de 2026, quando o País escolherá o novo presidente, senadores, deputados (federais e estaduais) e governadores. Na entrevista coletiva concedida aos veículos de comunicação após a sessão do Pleno desta terça-feira, Carla Reis comentou sobre as eleições gerais.
"Em se tratando de Amazonas, os desafios são sempre os mesmos pois nossa região é única, e nos períodos de eleição temos sempre, como todos nós somos testemunhas, a vazante, e a exemplo do que estamos vivenciando agora, um cenário cada vez pior. O Tribunal Regional Eleitoral não faz as eleições sem a ajuda do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que são nossos parceiros desde sempre. Nas eleições de 2022 eu estive à frente, na condição de corregedora e vice-presidente e, com a força de Deus e de Nossa Senhora, estaremos preparados para mais um desafio. O Tribunal funciona graças aos honrados, dignos e valorosos servidores daquela Casa”, disse ela.
*Fonte: TJAM
|