Os bumbás Caprichoso e Garantido terão R$ 10 milhões de recursos públicos do Governo do Amazonas para a realização do 56º Festival de Parintins.
Foto: Arthur Castro / Secom
Outros R$ 2,5 milhões serão do patrocínio da Coca-Cola. Neste ano, a festa folclórica ocorrerá nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho.
Ao anunciar a verba pública para as agremiações, o governador Wilson Lima disse que os recursos serão repassados diretamente aos bumbás. “Os bois têm as suas próprias comissões, os seus contadores, enfim, têm toda a sua controladoria que também é responsável por fazer esse acompanhamento e garantir a aplicação correta desses recursos”, disse em entrevista coletiva no evento de lançamento oficial do festival no Teatro Amazonas, na manhã desta sexta-feira (10).
Fontes de recursos
Os bumbás contam com três fontes de recursos, segundo Marcos Apolo Muniz, secretário de estado de Cultura. “O Estado entra com esse valor [R$ 10 milhões], a Coca-Cola entra com R$ 2,5 milhões. Além disso, os próprios bois têm uma empresa que faz captação.
Estão prospectando, mas devem chegar no total algo em torno de mais de R$ 8 ou R$ 9 milhões ao final dessa captação via lei de incentivo federal”, afirmou.
Foto: Arthur Castro / Secom
Cultura
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa vai reeditar o Circuito +Cultura, realizado pela primeira vez no ano passado. Entre as atrações do circuito, estarão a visita guiada ao Bumbódromo; o roteiro das artes, com exposição a céu aberto de obras de diversos artistas locais; o Trio Panavueiro e a realização de feiras de Economia Criativa, para incentivar o trabalho de artesãos e empreendedores locais.
Sustentabilidade
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), junto à Coca-Cola Brasil, vão reeditar a campanha “Recicla Galera”, realizada pela primeira vez em 2022.
O objetivo, este ano, é promover um festival cada vez mais sustentável e, para isso, o governo trabalha em um Plano de Redução de Resíduos Sólidos; ações para compensação das emissões de carbono e o uso de energia limpa.
Turismo
Para fomentar o turismo no município e pensando em colocar o município na rota nacional de destinos, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) pretende realizar o “Workshop Bem Receber 2.0” para capacitar 120 profissionais do setor no mês de abril.
Os serviços do Turistódromo, oferecidos em 2022 e que atraíram aproximadamente 40 mil pessoas, serão ampliados para dar mais comodidade aos turistas.
Marca oficial
Durante o evento, o governador Wilson Lima também apresentou a marca oficial do Festival Folclórico de 2023. Criada exclusivamente por uma dupla de artistas locais, a marca além de exaltar as características do folclore amazônico, também tem o objetivo de valorizar e incentivar o trabalho de artistas amazonenses.
Com informação da Semcom
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