Caminhando sobre uma fita de 2,5 centímetros de largura, presa entre dois balões, a 1901 metros de altura. Foi assim que o brasileiro Rafael Bridi colocou seu nome no Guinness Book, pela segunda vez, com a travessia em slackline mais alta do mundo.
Rafael Bridi colocou seu nome no Guinness Book, pela segunda vez, com a travessia em slackline
Bridi é especialista em uma modalidade de slackline realizada em grandes alturas, conhecida como “highline”.
Foi no dia 2 de dezembro de 2021 que ele conseguiu o feito. Andou, literalmente, sobre as nuvens — um pouco mais alto do que se empilhássemos dois Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, um sobre o outro. Ainda estaríamos cerca de 200 metros abaixo da altura que Bridi atravessou.
“Eu estava muito tranquilo durante todo o voo do balão. O coração podia estar disparado, mas estava tranquilo. Eu lembro claramente do barulho do queimador e de estar me amarrando na fita”, relembrou.
O coração acelerou no momento de deixar o cesto do balão e se sentar à fita de slackline. “Agora é a hora da verdade, pensei.”
Depois que começou a caminhada, o batimento cardíaco diminuiu e o “sorriso foi tomando conta do rosto”, contou Bridi à CNN. A partir de então, bastava foco e contemplar uma paisagem de tirar o fôlego.
Quando chegou ao outro lado, a sensação era de “dever cumprido com louvor. Quando você alcança algo tão difícil, de um jeito tão poético, para mim, é uma obra de arte.”
Segurança em primeiro lugar
Apesar das imagens do slackliner a tantos metros de altura serem chocantes, a atividade é feita seguindo uma série de procedimentos de segurança. Segundo o atleta, a preparação para travessias como essa é a parte mais complicada.
O primeiro passo foi conseguir liberação das autoridades do município de Praia Grande, em Santa Catarina, onde ocorreu a quebra do recorde.
Depois, buscar especialistas em balão para alinhar a expertise de Bridi com highline ao conhecimento dos técnicos em voo.
Na data estabelecida, ainda seria preciso contar com uma condição climática favorável.
Com tudo pronto, a quebra do recorde ocorreu em dois dias. No primeiro dia, o tempo não estava ideal e Bridi conseguiu realizar uma travessia a 1284 metros.
Mas ainda não era o que o atleta gostaria. No segundo dia, tudo estava perfeito. “Era o meu cenário dos sonhos. Eu havia pensado anteriormente que gostaria de estar acima das nuvens”. E deu certo. Bridi chegou aos 1901 metros de altura: recorde quebrado mais uma vez.
|