Por Dulce Maria Rodriguez
O Brasil conta com 3,9 mil museus espalhados por todo o país, um número expressivo se considerarmos que o país tem 5.568 municípios.
![](/userfiles/image/museu-de-arte-moderna-mam-rio-de-janeiro-(1).jpg)
O Museo de Arte Moderna Rio de Janeiro, está aberto para a visitação, entrada com contribuição sugerida
A visitação aos museus foi considerável nos anos que antecederam a pandemia. Foram 38 milhões de visitas em 2018 e 26 milhões em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Na opinião do presidente do Ibram, Pedro Mastrobuono o perfil dessas instituições deve mudar porque os visitantes não regressarão tão rapidamente aos museus.
"Eu acredito que os museus pós-pandemia não retornarão simplesmente as suas atividades presenciais como antigamente", disse.
Para que os museus possam oferecer cada vez mais opções online, o presidente do Ibram defende uma mudança na legislação sobre os direitos autorais das obras.
Mastrobuono também falou sobre a instituição de fundos patrimoniais para financiar os museus nacionais a exemplo do que ocorre com instituições conhecidas como o Louvre e o Museu Britânico.
Quem cuida dos museus?
Os museus são um lugar de reflexão sobre as experiências da humanidade ao longo dos anos, também um espaço de diálogo entre o passado e a vida cotidiana e quem cuida da melhoria deles no país é o Instituto Brasileiro de Museus.
O responsável pela Política Nacional do setor e pela administração de 30 museus nacionais é o Ibram como explica seu presidente.
História e belas artes
Só museus de história são cerca de 1,6 mil; outros 500 são dedicados às belas artes.
Além destes há museus de antropologia, arqueologia, transportes e diversos outros temas.
Mastrobuono revelou que o Brasil tem instituições respeitadas no mundo inteiro como o Museu de Artes de São Paulo (Masp), e os museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Com informação da Agência Brasil
Fotos: Divulgação
|