A soltura de quelônios em Uatumã é um importante projeto socioambiental que conta com a participação de moradores das comunidades ribeirinhas da região.
O apoio do Deputado Bosco Saraiva e do Prefeito Jander Barreto, que atuam em conjunto com a Associação das Comunidades da Reserva de desenvolvimento Sustentável do Uatumã, possibilitou continuidade do projeto que já devolveu aproximadamente de 200 mil quelônios à natureza.
O objetivo do projeto é conservar as populações de quelônios aquáticos no rio Uatumã, além de manter o equilíbrio ambiental entre flora/fauna e populações tradicionais.
Sete comunidades
O projeto envolve sete comunidades rurais de São Sebastião do Uatuimã e de Itapiranga, tendo como principal objetivo a preservação das diversas espécies de quelônios e o controle de consumo dos ovos pelos ribeirinhos, ao quais participaram do treinamento e de capacitação para atuarem no manejo ambiental.
Os ribeirinhos são responsáveis por acompanhar desde a desova dos animais até a soltura dos mesmos, que deve acontecer quando os filhotes estejam em um tamanho que lhes garanta maior possibilidade de sobrevivência.
A atuação em Brasília de Bosco Saraiva foi essencial para a garantia das verbas necessárias para o aprimoramento e a continuação desse projeto de soltura de quelônios, que conta outras fases: monitoramento das praias para proteção dos ninhos, nascimento, educação ambiental junto às escolas das comunidades, a soltura dos filhotes e, finalmente, a diminuição do comércio ilegal.
Com informação da assessoria
Fotos: Divulgação
|