O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu sua benção ao deputado federal Alberto Neto (PL), pré-candidato à Prefeitura de Manaus nas eleições marcadas para outubro. A confirmação do apoio aconteceu durante evento na noite desta sexta-feira, na Arena Amadeu Teixeira, na capital amazonense, que reuniu lideranças políticas da direita e extrema-direita.
Foto: Paulo Bindá
Os bolsonaristas demoraram para lotar a área em frente ao palco e as arquibancadas. O público esperado era de 10 mil, segundo a organização do evento. Ao final da cerimônia, a Polícia Militar do Amazonas estimou que comparecera, cerca de 7,5 mil apoiadores.
No palco, estavam presentes o próprio ex-presidente Bolsonaro, o presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento, o deputado federal e presidente do PL municipal, Alberto Neto, o ex-prefeito de Manaus Arthur Neto (sem partido), a deputada estadual Débora Menezes (PL), os vereador Raiff Matos (PL) e capitão Carpê (PL), dentre outros.
“Nós plantamos sementes pelo Brasil. Aqui no Amazonas tem sementes plantadas. Dentre elas, o Alberto Neto, o nosso capitão. Nós sabemos a que ele se propõe e o que pretende fazer no processo”, disse Bolsonaro, confirmando o apoio a Alberto Neto.
Já o deputado federal buscou destacar o que considera feitos do ex-presidente no país. Citou a criação do PIX, embora este tenha nascido no Banco Central, pensado ainda na gestão Michel Temer; a transposição do rio São Francisco, no Nordeste; a inauguração de casas no Amazonas e “o envio de oxigênio para Manaus por aeronave”.
Em seu discurso, Alberto Neto apelou para a segurança pública, sua principal pauta de atuação. Ele é capitão da Polícia Militar do Amazonas. “Conheço bem a segurança e quero tornar Manaus uma cidade segura para você criar seu filho”, disse, prometendo monitoramento nos veículos do transporte público e ‘botão de pânico’ em paradas de ônibus.
Farpa
Questionado pela reportagem sobre se o fato de o ex-presidente Bolsonaro ter assinado decretos que prejudicavam a Zona Franca durante o seu governo pode ser um flanco durante uma possível campanha à prefeitura, Alberto Neto buscou se diferenciar do seu líder, listando medidas em favor do modelo econômico.
“Somente entre o ano passado e este ano eu tive quatro projetos aprovados como deputado federal. Destes, dois são sobre a Zona Franca. O primeiro prorroga a Lei de Informática e as áreas de livre comércio. Isso são 116 mil empregos diretos, quase 400 mil indiretos. Um deputado de direita, capitão da polícia, bolsonarista. Nós aprovamos também a celeridade do PPB [processo produtivo básico dos produtos da ZFM]”, disse.
Carreata
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro desembarcou em Manaus por volta das 11h desta sexta. O político foi recebido por dezenas de apoiadores trajados com camisas da seleção brasileira e de políticos como Delegado Pablo (União) e Débora Menezes (PL).
Enquanto aguardavam, os bolsonaristas entoavam coros de “Lula Ladrão, seu lugar é na prisão”, “eu vim de graça” e “mito”, todos coordenados pelo movimento Direita Amazonas, também responsável pelo hasteamento do banner na ponte Jornalista Phelippe Daou.
Com informação do A Critica
|