Documento sem título






 











Boi Garantido reforça apoio à luta indígena no ATL 2025



Boi Garantido reforça apoio à luta indígena no ATL 2025

11/04/2025




O Boi-Bumbá Garantido está presente no Acampamento Terra Livre (ATL) 2025, em Brasília (DF). A maior mobilização indígena do país, que acontece de segunda-feira (7) até sexta (11). Representado pelo pajé Adriano Paketá, pelo tripa Batista Silva e por Izabel Munduruku, da Comissão de Artes, o Garantido se une à defesa da vida, da Constituição e da autorrepresentação dos povos originários.

 

O ATL é realizado desde 2004 e é coordenado por entidades como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Este ano, o evento celebra os 20 anos da APIB com o tema: “APIB somos todos nós: em defesa da Constituição e da vida”.

 

Desde dezembro de 2024, o Garantido vem mantendo um diálogo contínuo com organizações indígenas como a COIAB e a própria APIB, fortalecendo sua atuação política e artística em parceria com os povos da floresta.

 

Compromisso além do espetáculo


Durante a Noite Cultural desta quarta-feira (9), o Garantido fez uma apresentação especial no ATL, reafirmando sua ligação com as raízes amazônicas e a luta por direitos.

 

“Defender a vida, o território e a autodeterminação dos povos é algo que o Garantido já canta no Festival de Parintins”, completou Izabel.

 

O pajé Adriano Paketá destacou a importância histórica da participação no evento.

 

“É um sonho estar aqui. Representar o Garantido nesse espaço é marcar a presença indígena não apenas no festival, mas também nas decisões políticas e sociais do nosso país”, disse Paketá.

 

Ele também ressaltou a gratidão por vivenciar esse momento.

 

“Essa luta é por terra, saúde, educação e respeito. Estou aqui como artista, item e principalmente como indígena”, afirmou.

 

A presença do Boi do Povão no ATL reforça o papel da cultura como instrumento de resistência, empoderamento e transformação social.

 

*Fonte: Emtempo.com

Compartilhe

<p>Boi Garantido reforça apoio à luta indígena no ATL 2025</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp