Documento sem título






 











Boca do Acre, Manicoré e Humaitá registram juntos mais de 2,4 mil focos de incêndio



Boca do Acre, Manicoré e Humaitá registram juntos mais de 2,4 mil focos de incêndio

05/08/2024




Foto: Divulgação/CBMAM

 

MANAUS/AM - Os municípios de Boca do Acre, Manicoré e Humaitá, registram juntos 2.427 focos de incêndio combatidos pela Operação Aceiro 2024. Os dados foram contabilizados entre os dias 3 de junho, inicio da ação, até o domingo (4). Ao todo, foram 4.276 focos no interior do estado.

 

A missão, lançada pelo Governo do Amazonas e coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), tem intensificado o trabalho operacional de combate aos incêndios com envio de militares, viaturas e equipamentos os municípios com maiores demandas de ocorrências deste gênero.

 

O comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, destaca que a operação está na segunda fase e deverá seguir com atuação durante todo o verão amazônico, que é período do ano com maior demanda de focos de incêndios em virtude das altas temperaturas.

 

“Desde o dia 3 de junho nossas tropas estão atuando no interior do estado por meio da Operação Aceiro. Estamos na segunda fase da missão, e nesse momento nossa maior demanda é na região sul do Amazonas, conhecida como Arco do Fogo. Com a Aceiro, os bombeiros estão fazendo o combate aos incêndios e também o trabalho de conscientização”, destacou coronel Alexandre Freitas.

 

Ações de conscientização

 

Além do trabalho operacional de combate aos incêndios, a Operação Aceiro também atua na conscientização da população do interior para evitar às queimadas. Desde o mês de junho, as equipes enviadas para a missão têm realizado palestras nas escolas públicas dos municípios e promovido treinamentos em comunidades rurais e ribeirinhas, ensinando técnicas de manejo de plantio sem uso de fogo e forma correta de fazer aceiro nas propriedades.

 

Integração

 

Atualmente, a Operação Aceiro é composta por mais de 300 agentes, entre bombeiros, brigadistas e homens da Força Nacional. No mês de junho, o Corpo de Bombeiros promoveu a capacitação de 153 brigadistas para atuar em municípios do interior com maior demanda de incêndio.

 

*Com informações do Corpo de Bombeiros

Compartilhe

<p>Boca do Acre, Manicoré e Humaitá registram juntos mais de 2,4 mil focos de incêndio</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp