Documento sem título






 











Benefício é concedido à criança autista contra o INSS em Manaus



Benefício é concedido à criança autista contra o INSS em Manaus

07/05/2022




A Juíza Federal Marília Gurgel Sales da 6ª Vara do Juizado Federal em Manaus  concedeu em favor de G.S.D.S, a pedido e em ação judicial conta o INSS, o Benefício da Prestação Continuada na razão de que se demonstrou que o Requerente preencheu os requisitos legais.

 

 

A Juíza Federal Marília Gurgel Sales da 6ª Vara do Juizado Federal em Manaus. Foto: divulgação 

 

 

Nos autos, a magistrada se valeu em prova da perícia que constatou que a parte autora padece de autismo infantil e transtorno do desenvolvimento da fala e linguagem, gerando deficiência permanente e moderada.

 

 

A decisão destacou que para o deferimento do benefício se exige: ser idoso de, pelo menos, 65 anos de idade ou pessoa com deficiência; não receber benefício no âmbito da Seguridade Social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória e ter renda mensal familiar per capita inferior a 1/4 do salário-mínimo, sem prejuízo de que outras evidências socioeconômicas.

 

 

Manutenção pelo genitor

 

O INSS alegou em contestação que a manutenção do autor poderia ser provida pelo genitor José Otávio, que mantém vínculo empregatício com empresa em Manaus e renda razoável. Mas a juíza considerou que o genitor possuía domicílio diverso do informado nos autos.

 

 

Quanto ao padrasto, o vínculo trabalhista já se havia encerrado, o que firmara a miserabilidade de baixa renda e a vulnerabilidade do autor, o que permitiu concluir que faria jus ao direito desde a data do requerimento administrativo, uma vez que nessa data já reunia os requisitos para a concessão do benefício, julgando procedente a ação e determinando a implantação do benefício.

 

 

Com informação do TJAM

Compartilhe

<p>Benefício é concedido à criança autista contra o INSS em Manaus</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp