Documento sem título






 











Autocuidado com a saúde começa com reflexão, propõe psiquiatra em palestra da Atem 



Autocuidado com a saúde começa com reflexão, propõe psiquiatra em palestra da Atem 

11/11/2022




Perceber-se no mundo, entender suas perdas e ganhos e o que realmente importa para a vida das pessoas foi a reflexão proposta na palestra “Implicações do diagnóstico de câncer de próstata na saúde emocional”, ministrada pelo psiquiatra Domingos Timóteo de Jesus Ferreira.

 

 

Psiquiatra Domingos Timotéo Ferreira durante palestra no evento Novembro Azul, da Atem

 

 

A ação foi da Distribuidora Atem para marcar o Novembro Azulm mês de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, realizado nesta quinta-feira (10/11), no Dulcila Festas.

 

 

Timotéo disse que propôs uma abordagem diferente de sensibilização porque entende que as informações mais técnicas sobre o câncer de próstata são repassadas durante campanhas institucionais do Novembro Azul. 

 

 

 A resistência o maior obstáculo


 
“O mais importante, neste momento, é sensibilizar para uma percepção emocional dos homens sobre o seu estar no mundo. Que eles reflitam sobre as perdas e ganhos que tiveram no decorrer da vida e entendam o que vale a pena fazer a partir daí”, destacou o psiquiatra, ressaltando que esta percepção acaba levando ao autocuidado com a saúde masculina. Timóteo lembrou que ainda há muita resistência dos homens em se cuidar, o que continua sendo o maior obstáculo para a prevenção da doença. 


 
A enfermeira oncologista Ana Elis Guimarães foi a outra palestrante do dia. Ela falou sobre temas relacionados à saúde do homem, com ênfaase na prevenção e diagnóstico precoce de câncer de próstata, destacando que a doença em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, daí a necessidade da periodicidade dos exames, mas que em estágio avançado, alguns dos principais sintomas são: micção frequente; fluxo urinário fraco ou interrompido; aparecimento de sangue na urina; disfunção erétil, fraqueza e dormência nas pernas ou pés, entre outros.


 
As ações voltadas para a saúde do colaborador, na Atem, são tradicionais, estendendo-se desde o Setembro Amarelo até o Outubro Rosa e Novembro Azul, além do programa Atem Vida e Saúde, de escuta emergencial, entre outras atividades de sensibilização para o autocuidado com a saúde.


 

 Com informação da assessoria

Compartilhe

<p>Autocuidado com a saúde começa com reflexão, propõe psiquiatra em palestra da Atem<br />
 </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp