A estrela da WNBA Brittney Griner chegou aos Estados Unidos nesta sexta-feira um dia após ter sido envolvida em uma negociação entre o governo americano e a Rússia. Presa por porte ilegal de óleo de cannabis e condenada a nove anos de prisão, a atleta acabou trocada pelo traficante de armas Viktor Bout.
![](/userfiles/image/A%20jogadora%20de%20basquete%20Brittney%20Griner.jpeg)
Foto: divulgação
O russo estava encarcerado em presídio norte-americano há cerca de dez anos e ficou conhecido mundialmente por inspirar o filme "O Senhor das Armas".
Em seu perfil no Twitter, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden confirmou que conversou com Brittney enquanto ela estava no avião retornando para casa. O governante estava ao lado da esposa da atleta Cherelle Griner.
- Conversei com Brittney Griner há alguns momentos. Ela está segura. Ela está no avião. Ela está no caminho de volta para casa - publicou Biden.
Brittney Griner é uma das grandes atletas do basquete norte-americano. Ela foi campeã da WNBA, principal liga feminina do esporte nos Estados Unidos, em 2014, também foi duas vezes a maior pontuadora do campeonato e conquistou duas medalhas de ouro olímpicas (Rio-2016 e Tóquio-2020) com a seleção americana.
A sua detenção tinha sido tornada pública após o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, pelo que os Estados Unidos consideraram desde o início que havia motivações políticas na sua detenção, numa altura em que as sanções ocidentais contra Russia e a condenação dos EUA à guerra desencadeada por Vladimir Putin. Para Washington, Griner era um refém nas mãos da Rússia.
Com informação do El País
|