Mikis Theodorakis, compositor grego, morreu aos 96 anos em Atenas. Segundo informações da France Presse, ele estava internado, mas a causa da morte não foi divulgada. O artista ganhou fama mundial após compor trilha sonora do filme Zorba, o grego, em 1964. um filme marcante, um clássico sobre as relações humanas, sobre a miséria e a glória do homem, sobre o fracasso e a amizade, sobre os obstáculos para ser feliz e a necessidade de “procurar problemas” para poder viver de verdade.
Zorba, o Grego é um filme marcante, um clássico sobre as relações humanas, sobre a miséria e a glória do homem, sobre o fracasso e a amizade. Foto: divulgação
O artista também era conhecido pela participação na resistência contra nazistas, tendo lutado contra a ditadura militar. Mikis é considerado um dos mais importantes compositores gregos, além de ter se tornado símbolo de resistência na Grécia.
Há alguns anos, durante crise financeira que afetou a Grécia, ele se manifestou contra medidas de austeridade impostas pelos credores do país (Banco Central Europeu, União Europeia e Fundo Monetário Internacional).
Com informação da AFP
|