Depois de registrar a primeira queda no número de assinantes em mais de uma década, o serviço de streaming Netflix viu suas ações despencarem, em meio a temores de que a plataforma de filmes e séries já tenha passado do seu apogeu.
A empresa perdeu em torno de 200 mil assinantes no período entre janeiro e março de 2022, de acordo com um relatório trimestral divulgado nesta terça-feira (19/04).
É também a primeira queda nas assinaturas desde que o serviço foi disponibilizado para a maior parte do mundo – menos a China – há seis anos.
Para piorar ainda mais a situação, a Netflix projeta perder mais 2 milhões de assinantes entre abril e junho. A notícia fez com que as ações da empresa tivessem uma rápida queda, que chegou a 26% no fechamento dos mercados na terça-feira.
Se continuarem a despencar também nesta quarta, as ações poderão perder mais da metade do valor somente neste ano.
Mais em conta
A Netflix planeja oferecer planos de assinaturas mais em conta para o consumidor através de anúncios nos próximos anos.
Em uma teleconferência de resultados da empresa, o co-CEO Reed Hastings revelou que a plataforma de streaming está trabalhando na oferta e que finalizará os detalhes “no próximo ano ou dois”.
De acordo com ele, os anúncios são complexos e a empresa não quer perder a praticidade e simplicidade das assinaturas. Hastings explicou que a ideia é dar aos consumidores que não se importam em assistir anúncios a opção de pagar menos, o que “faz muito sentido”.
A perder de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022, pode ser justificado pela concorrência mais acirrada, incapacidade de expansão em alguns territórios devido às limitações tecnológicas e compartilhamento de contas. Sendo que dos 222 milhões de lares que estão pagando pela Netflix, mais de 100 milhões estão compartilhando essas contas.
Em março deste ano, a Netflix começou a testar recursos no Chile, Costa Rica e Peru que permitia aos assinantes adicionar dois “sub-membros”, com seus próprios logins e perfis, por apenas US$ 3. Por mais que o valor seja baixo, foi uma forma da Netflix cobrar algo de pessoas que normalmente emprestariam as contas de seus amigos.
Além disso, Hastings esclareceu durante o evento que as associações suportadas por anúncios serão adicionadas como opção, assim os membros que preferirem pagar a assinatura completa não precisam ser submetidos a anúncios.
“Está bem claro que está funcionando para o Hulu, a Disney está fazendo isso, a HBO fez isso. Não temos dúvidas de que funciona”, disse ele.
O executivo completou que a Netflix não rastreará dados de usuários para corresponder a anúncios como alguns de seus concorrentes fazem.
Com informação do Engadget
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