Documento sem título






 











Angela Merkel se despede do poder ao ritmo da ícone punk Nina Hagen 



Angela Merkel se despede do poder ao ritmo da ícone punk Nina Hagen 

03/12/2021




Desfile com tochas, honras militares e uma seleção musical que deixou os alemães inquietos. A ainda chanceler, Angela Merkel , surpreendeu até seus biógrafos ao escolher a trilha sonora de sua cerimônia de despedida militar, a tradicional Großer Zapfenstreich, realizada nesta quinta-feira (2/11)na grande esplanada do Ministério da Defesa, em Berlim.

 

 

O Exército homenageia a Chanceler alguns dias antes de sua partida com um desfile militar com tochas e interpretando suas canções favoritas

 

 

Merkel, que como todos os homenageados poderia solicitar três canções, decidiu por uma canção de 1974 da cantora punk Nina Hagen, um hino cristão e a balada mais conhecida da artista Hildegard Knef.

 

 

Em seu breve discurso, Merkel sublinhou os valores da democracia, da confiança na ciência e desejou "o maior sucesso" ao seu sucessor, o social-democrata Olaf Scholz .

 

 

Menos de uma semana antes de os deputados do Bundestag elegerem Scholz como chanceler, o Bundeswehr despediu Merkel com a maior honra que as Forças Armadas alemãs podem conceder a um civil.

 

 

A cerimônia, que ocorre na saída do presidente federal, do chanceler ou do ministro da Defesa, ocorre à noite e inclui um desfile colorido com tochas e peças musicais diversas, incluindo o hino nacional.

 

 

A chanceler alemã, Angela Merkel, durante sua cerimônia de despedida militar em Berlim

 

 

Discurso

 

Merkel fez um discurso de apenas cinco minutos em que fez uma rápida revisão dos maiores desafios que o país enfrentou, incluindo a grande recessão e a crise migratória de 2015.

 

 

Vestida com um casaco preto de gola levantada e luvas, traje adequado às baixas temperaturas de Berlim, a chanceler agradeceu a seus colaboradores e ao Exército pela organização da cerimônia "nas difíceis condições da pandemia".

 

 

Havia apenas 200 convidados nas arquibancadas, todos usando máscaras, incluindo o marido de Merkel, Joachim Sauer, usando um chapéu que cobria suas orelhas. Desta vez, a usual pós-recepção não foi realizada. O casal saiu em um carro oficial acenando da janela após 45 minutos da cerimônia, após o chanceler ser presenteado com uma rosa vermelha.

 

 

Merkel também agradeceu aos cidadãos pela confiança que depositaram nela ao longo de 16 anos "agitados e desafiadores". "Agradeço do fundo do meu coração", foi sua última frase.

 

 

Os pedidos

 

Após seu discurso, a banda do Exército realizou três pedidos de Merkel, começando com o hit de 1974 da cantora punk Nina Hagen. O tema, Du hast den Farbfilm vergessen (Você esqueceu o filme colorido) , é considerado uma crítica ao regime comunista da RDA em que Merkel viveu sua infância e parte de sua juventude. É uma canção muito popular, da qual muitos alemães conhecem a letra.

 

 

Merkel não cantarolou no ritmo da música, mas foi vista balançando levemente a cabeça com um leve sorriso. Ele também fez isso com a rote Rosen regnen de Für mich soll (rosas vermelhas deveriam chover em mim), uma balada melancólica de Hildegard Knef.

 

 

A terceira canção, um hino cristão do século 18 intitulado Großer Gott, wir loben dich (Santo Deus, louvamos seu nome ) , refere-se à sua criação como filha de um pastor protestante e sua filiação ao Partido Democrata Cristão Alemão, o Cristina União Democrática (CDU).

 

 

A seleção musical tem gerado muitos comentários e todo tipo de interpretações por parte dos analistas, que sempre buscam os temas que reflitam a personalidade dos homenageados.

 

 

A cerimônia militar tem duração de cerca de 20 minutos. Após a execução do hino nacional, os soldados partem ao som de tambores, despedindo-se da chanceler federal e encerrando, assim, mais um capítulo da história alemã.

 

 

Com informação da AFP/Reuters

Compartilhe

<p>Angela Merkel se despede do poder ao ritmo da ícone punk Nina Hagen</p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp