Documento sem título






 











Amazonas registra mais de 4,7 mil casos de esporotricose em 2024



Amazonas registra mais de 4,7 mil casos de esporotricose em 2024

02/01/2025




Foto: Divulgação

  

O estado do Amazonas notificou 4.801 casos de esporotricose entre humanos e animais em 2024, segundo o informe epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A infecção, causada por fungos do gênero Sporothrix, afeta tanto pessoas quanto animais, especialmente gatos, e tem chamado atenção pelas altas taxas registradas em Manaus e municípios próximos.  

  
Foram notificados 1.582 casos de esporotricose em humanos, dos quais 1.260 foram confirmados e 122 estão em investigação. Não houve óbitos relacionados à doença.  

 

A capital Manaus concentrou a maior parte dos registros, com 1.219 casos confirmados. Outros municípios atingidos incluem Presidente Figueiredo (28 casos), Barcelos (7), Urucurituba (4), Careiro (1) e Rio Preto da Eva (1).  

 

Nos animais, os números são ainda mais expressivos: 3.219 casos foram notificados, com 2.568 confirmações. Entre os casos confirmados, 1.580 animais estão em tratamento, enquanto 976 resultaram em eutanásias ou óbitos.  

 

A maioria dos casos envolve gatos (97,9%), seguidos de cães (2,1%), sendo que 67,1% dos animais afetados são machos.  

 

O que é esporotricose?


A esporotricose é causada por fungos encontrados no solo, em cascas de árvores e na vegetação em decomposição. A transmissão para humanos ocorre por contato com materiais contaminados, como espinhos ou lascas de madeira, e, em animais, por arranhaduras, mordidas ou contato com secreções de animais infectados.  

 

Prevenção e cuidados


Autoridades de saúde recomendam que cães e gatos sejam mantidos sob supervisão, evitando contato com ambientes externos contaminados. Para humanos, o cuidado com lesões na pele e mucosas ao manusear vegetação é essencial.  

 

Em casos suspeitos, a orientação é buscar atendimento médico ou veterinário imediato. Mais informações estão disponíveis no site da FVS-RCP.  

 

*Fonte: Secom

Compartilhe

<p>Amazonas registra mais de 4,7 mil casos de esporotricose em 2024</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp