Documento sem título






 











Amazonas está em ranking de 10 estados que mais reduziram mortes violentas em 2023, aponta Anuário



Amazonas está em ranking de 10 estados que mais reduziram mortes violentas em 2023, aponta Anuário

19/07/2024




Amazonas alcançou redução de 8,2% entre 2022 e 2023, enquanto o país reduziu 3,4%.

O estado também alcançou 6% de redução nos crimes de lesão corporal seguida de morte - Foto: Secom

 

MANAUS/AM - Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na quinta-feira (18), mostram que o Amazonas está entre os 10 estados brasileiros que mais reduziram as Mortes Violentas Intencionais – homicídios, latrocínio, homicídio e lesão corporal seguida de morte - (MVIs), entre os anos de 2022 e 2023.

 

Conforme o Governo do Amazonas, as reduções reforçam seu compromisso, por meio das Forças de Segurança Amazonense, em trabalhar para fortalecer a segurança da população. Os números apresentados mostram que o resultado alcançado pela Secretaria de Estado de Segurança (SSP-AM), Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM) com apoio do Corpo de Bombeiros (CBMAM) e Departamento de Polícia Técnico-Científica, (8,2) é mais que o dobro da média nacional, que foi de 3,4. Os dados mostram, ainda, que na região Norte, apenas o Amazonas e Roraima alcançaram pelo terceiro ano seguido essas diminuições.

 

“Não temos dúvida que estamos no caminho correto e os números do Anuário nos dizem isso. Estamos vindo de uma sequência de reduções, principalmente, nos crimes contra a vida e estamos trabalhando em apoio a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica com o Corpo de Bombeiros para melhorarmos ainda mais a segurança para a população amazonense”, destacou o secretário de segurança do Amazonas, coronel Vinícius Almeida.

 

Reduções

 

Entre os dados divulgados pelo anuário, o Amazonas aparece como o 9º estado brasileiro que mais reduziu as mortes violentas. Além disso, o estado apresentou 36% redução dos crimes de latrocínio, queda que representa a 10ª maior diminuição do país e a 3ª maior da região Norte. 

 

O anuário também mostrou que o estado alcançou a 6% de redução nos crimes de lesão corporal seguida de morte, sendo a 4ª maior da região Norte.

 

Em relação às mortes decorrentes de intervenção policial, o Amazonas alcançou 40,4%, a maior queda registrada no país.

 

*Com informações da Secom.

Compartilhe

<p>Amazonas está em ranking de 10 estados que mais reduziram mortes violentas em 2023, aponta Anuário</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp