Vinte toneladas de cabos sem uso foram retiradas de postes em Manaus de janeiro a junho deste ano, informa a Amazonas Energia. A meta era atingir essa quantidade até dezembro de 2023. Os fios, segundo a concessionária, são de telefonia e TV a cabo e foram removidos para evitar a queda e transtornos.
Fios sem uso em postes foram retirados, afirma Amazonas Energia. Foto: Celpe/Divulgação
Foram desobstruídos postes no conjunto Vieiralves e nos bairros Adrianópolis, Aleixo e Flores. O bairro de Aparecida passa por vistoria das equipes para a retira dos produtos em desuso ou de empresas não credenciadas.
O recolhimento do material é em cumprimento à Lei Estadual nº 6.025 de 2022 que instituiu a limpeza dos postes. A Amazonas Energia informou que compartilha os postes em 113 contratos e um convênio de prestação de serviço na capital e no interior do estado.
Leia também:
Amazonas Energia deve indenizar consumidor em caso de inspeção em medidor de energia
“Às vezes, a engenharia vai fazer um serviço de remanejamento de poste, de retirada de poste, e eles (empresas que utilizam os postes) precisam retirar a fibra deles. Já houve cancelamento de obras porque as empresas não compareceram, o que gera prejuízo para a concessionária que movimenta toda uma estrutura e não consegue efetuar o serviço. Com o passar do tempo, as empresas foram se adequando e a maioria já está atendendo as solicitações para a limpeza dos postes”, explicou Akim Dias, técnico da Amazonas Energia.
O material retirado das ruas fica armazenado por 30 dias. Se o proprietário não reclamar a posse, os produtos são alienados e encaminhados para a reciclagem a fim de evitar a contaminação do meio ambiente ou são vendidos. O valor apurado é investido em melhorias do sistema de distribuição de energia.
Com informação do Amazonas Atual
|