Documento sem título






 











Aluna da PUC-Rio conquista prêmio da Apple pelo quinto ano consecutivo



Aluna da PUC-Rio conquista prêmio da Apple pelo quinto ano consecutivo

26/06/2021




Pelo quinto ano consecutivo, a aluna de Ciência da Computação da PUC-Rio Karina Tronkos, de 24 anos, conquista o prêmio Swift Student Challenge, da Worldwide Developers Conference (WWDC), a conferência anual de desenvolvedores da Apple.

 

 

 

A aluna de Ciência da Computação da PUC-Rio Karina Tronkos, de 24 anos, é pentacampeã do evento

 

 

 

Dos 350 estudantes premiados em todo o mundo, 90 são brasileiros – de faculdades privadas e públicas (com destaque para a Universidade Federal do Ceará, a UFC).

 

 

O desafio premiou projetos de aplicativos utilizando a Swift, linguagem de programação desenvolvida pela empresa. Os estudantes tiveram duas semanas para desenvolver um aplicativo.

 

 

Sucesso com a biomimética

 

A pentacampeã Karina propôs um trabalho voltado à biomimética, área de estudo que se inspira na natureza para desenvolver produtos e serviços mais eficientes e de forma sustentável.

 

 

“Nós, brasileiros, temos muito potencial, e busco servir de inspiração, principalmente para meninas na área tech, mostrando que temos muito a conquistar”, comenta Karina, que trabalha como product designer na empresa Hurb e produz conteúdo no perfil do Instagram nina_talks.

 

 

Na rede, que já reúne mais de 92 mil seguidores, Karina fala sobre design e tecnologia com foco no público feminino.

 

 

“Meu objetivo e democratizar a tecnologia e inspirar mais mulheres que ocupar mais espaço nesse meio. Quero dar força para a turma em início de carreira, dentro dos pilares: empoderar, inspirar e educar”, disse Karina, que recebe mensagens diárias de mulheres pedindo conselhos e recomendações.

 

 

Mulheres no topo

 

Entre nove alunos da PUC-Rio premiados este ano duas são mulheres: Karina e Juliana Prado. “Há dois, quando viajei para o evento [Swift Student Challenge] fiquei impressionada com a diferença. Havia filas para os banheiros masculinos, enquanto os de mulheres ficavam vazios”.

 

 

No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres.

 

 

 

Com informação da CNN Brasil

Fotos: divulgação

Compartilhe

<p>Aluna da PUC-Rio conquista prêmio da Apple pelo quinto ano consecutivo</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp