A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Assistência Social, promove a segunda edição da “Semana do Lixo Zero”, que tem como objetivo conscientizar os servidores e visitantes sobre a responsabilidade a respeito da poluição da cidade e da importância do descarte correto.
Foto: joel Arthus
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), deu início, na manhã desta segunda-feira (25), à 1ª Semana do Lixo do Parlamento Estadual. No evento, foram doadas aos servidores sacolas feitas de materiais recicláveis, as chamadas ecobags, confeccionados com peças de divulgação usados pelo Poder Legislativo, como faixas, banners e lonas.
A “Semana Lixo Zero” foi instituída, por meio da Lei Ordinária nº 5.414, de 15 de março de 2021, do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil). O parlamentar lembrou que a Casa Legislativa já possui um histórico de ações voltadas à conscientização ambiental dos seus servidores.
“Essa Lei foi proposta por mim em 2020. Essa semana do Lixo Zero já acontece em 10 cidades do Brasil e também no Uruguai e agora vai ser realizada aqui no Amazonas. É uma maneira de incentivarmos as pessoas a terem uma boa relação com o meio ambiente e darem uma nova destinação aos seus resíduos. Ao invés de irem para o lixo, serem reaproveitados e transformados em outros materiais úteis, como fizemos neste caso, em que os banners usados na Casa viraram sacolas reutilizáveis”, destacou Roberto.
O projeto, que objetiva a uma conscientização sobre a poluição das cidades, seja capital ou interior, é um convite à sociedade para a reflexão sobre consumo e a responsabilidade pelos resíduos produzidos por cada um de nós, habitantes do planeta Terra.
Atividades
A programação, que começa no dia 26 de outubro, terá como atividades: reuniões; campanhas; Seminários; Fóruns; Congressos; Mostras; Workshops, entre outras ferramentas que vêm como um momento de reflexão e ação para aplicação do conceito Lixo Zero, que ocorre atualmente em mais de 10 cidades, quatro estados e dois países (Brasil e Uruguai).
A diretora de Assistência Social, Jandira Moura, falou sobre a diversidade da programação e adiantou que haverá incentivo ao uso de eco copos como alternativa sustentável aos copos descartáveis; oficina de como fazer sabão líquido e sabão em pedra em casa com óleo de cozinha utilizado e que seria descartado; além de coleta de lixo eletrônico (pilhas, baterias) com um depósito ecológico, a partir do qual os materiais coletados serão doados para uma ONG que dará a destinação correta.
Parceria
A confecção das ecobags foi feita em parceria entre a Aleam e os Institutos Restaurar e Emanuel Rei Davi, na qual o parlamento doou os materiais recicláveis e as organizações da sociedade civil com o trabalho de costureiras.
“Nós estamos doando, para serem reutilizados, tudo o que usamos no 1º Fórum das Casas Legislativas, e outros eventos, e ajudando esses institutos na geração de emprego e renda, sem contar que ainda conseguimos reutilizar os resíduos que iriam para o lixo e preservar o meio ambiente”, concluiu Cidade.
Com informações da assessoria
|