Documento sem título






 











A iluminação das luzes começa o Natal em Madri



A iluminação das luzes começa o Natal em Madri

27/11/2021




O Natal chegou a Madri. A recém-renovada Plaza de Espanha roubou destaque da Puerta del Sol e se tornou o km 0 das festividades da capital.

 

 

 

 Para festejar a tão esperada iluminação das luzes, foi montada uma festa como não se via nas ruas de Madri desde os tempos pré-epidémicos.

 

 

A espera terminou quando o autarca da cidade, José Luis Martínez-Almeida, carregou no botão que liga os 21 bairros de Madri.

 

 

O momento foi tão emocionante que o prefeito decidiu enterrar a machadinha e dividir a contagem regressiva com os grupos municipais de todos os partidos, que ele mesmo convidou a subir ao palco.

 

 

A gigantesca árvore de 18 metros, instalado na confluência com a Gran Vía, foi o primeiro a brilhar, decorado com mais de 800 bolas e iluminado por 27.000 pontos de luz.

 

 

Uma chuva de confetes e fogos de artifício animou os espectadores, hipnotizados pelas luzes brancas dos cordões luminosos, que enfeitam as árvores ao redor da praça, e pelo presépio que recria as cenas do presépio e da chegada dos Reis Magos

 

 

 

 

De volta ao normal

 

A um quilômetro do grande festival, o mercado da Plaza Mayor voltou a recuperar sua essência com mais de uma centena de barracas onde se vendem enfeites e figuras de Natal, depois que no ano passado só conseguiram abrir a metade.

 

 

Como todos os anos, no centro da praça não pode faltar a grande árvore com uma estrela gigante no topo, enquanto os arcos de acesso são decorados com grandes círculos brilhantes que iluminam as paredes de pedra dos edifícios.

 

 

Nas ruas próximas, crianças e suas famílias aguardam impacientemente que as luzes se acendam. Todos vêm bem-preparados com luvas, cachecóis e casacos para resistir ao frio. María Ángeles Jaldo veio com a família de Granada especialmente para ver as luzes: “Queria que as crianças vissem porque aqui é grande”.

 

 

Eles ficam em Madri apenas três dias. Alonso, seu filho de 8 anos, diz que está muito animado e apaixonado pelo Natal: “Adoro que toda a cidade se ilumine com luzes”.

 

As luzes do avivamento

 

Com um orçamento de 3,6 milhões de euros, as deste ano são festejadas pela Câmara Municipal como “as luzes da reactivação”, uma iluminação concebida para enviar uma mensagem de encorajamento e esperança aos locais e visitantes após mais de um ano de pandemia.

 

 

Até o próximo dia 6 de janeiro, 11 milhões de lâmpadas de led distribuídas por 230 localidades iluminarão a capital, de segunda a quinta-feira, no horário habitual das 18h à meia-noite. Sextas, Sábados e Domingos o horário é alargado para 1,00; os dias 24 de dezembro e 5 de janeiro serão das 18h00 às 15h00, enquanto em 31 de dezembro das 18h00 às 18h00

 

 

Aos arcos típicos que cruzam as ruas de um lado a outro, são quase 6.700 cadeias de luz espalhadas pela cidade, o que equivale a cerca de 147 quilômetros, 118 cerejeiras e 13 grandes abetos luminosos.

 

 

A Puerta del Sol mantém sua tradicional árvore de luzes azuis e verdes em frente ao Royal Mail House. No entanto, as ruas de Preciados e Montera apresentam uma nova decoração: longas fitas de luzes vermelhas a primeira e as renas do Pai Natal a segunda. Os presépios figurativos dos portões históricos da cidade (Alcalá, Toledo ou San Vicente) e a grande bola luminosa de 12 metros de diâmetro são guardados na confluência das ruas Alcalá e Gran Vía, em frente ao Edifício Metrópolis.

 

 

Com informação do El País

Compartilhe

<p>A iluminação das luzes começa o Natal em Madri</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp